Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 22/Set/2022 às 08:54 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro ganhar de Lula seria um "desastre para o planeta", diz The Guardian

Publicado em 22 Set, 2022 às 08h54

"Vitória de Lula é o melhor para a democracia e para o planeta", diz um dos principais jornais do mundo em seu editorial. The Guardian afirma que Bolsonaro provou ser um líder incompetente, corrupto e menciona os milhões que o governo tem derramado para garantir a reeleição do atual mandatário

Bolsonaro Lula

O jornal britânico The Guardian publicou um editorial afirmando que o presidente Jair Bolsonaro (PL) provou ser um líder corrupto, incompetente, além de ser uma “ameaça à democracia e ao planeta”.

“Ele [Bolsonaro] provou ser um líder corrupto e incompetente e continua sendo uma ameaça à democracia e ao planeta – incitando aqueles que estão destruindo a floresta amazônica, que atualmente estão redobrando seus esforços na perspectiva de perder seu campeão”, diz o texto.

A publicação afirma que a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o melhor não só para o país, como para o planeta. “Uma vitória clara e direta de Lula, idealmente no primeiro turno, mas mais provável no segundo turno, é o melhor resultado para a democracia brasileira e para o planeta. Outros países devem deixar claro que não tolerarão qualquer tentativa de Bolsonaro de trapacear, intimidar ou ameaçar seu caminho para um segundo mandato.”

O jornal britânico The Guardian diz ainda que Bolsonaro tenta desacreditar, sem provas, o processo eleitoral brasileiro, critica o discurso violento do presidente e cita o negacionismo do chefe do Executivo na condução da pandemia de covid-19.

Além disso, a publicação comenta a compra de imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro, revelada pelo portal UOL no fim de agosto. Reportagem revela que desde 1990, quando Bolsonaro entrou na política, até hoje, ele, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis. Do total, pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, segundo declaração dos próprios integrantes do clã.

As compras registradas nos cartórios com o modo de pagamento “em moeda corrente nacional”, que significa “repasses em espécie”, totalizaram R$ 13,5 milhões. Porém, atualmente esse dinheiro vale bem mais: Em valores corrigidos pelo IPCA, o volume equivale a R$ 25,6 milhões.

O The Guardian ainda cita os milhões de dinheiro público derramados pelo presidente para tentar melhorar seu desempenho eleitoral, com o orçamento secreto e os auxílios que irão acabar após a eleição.

Lula lidera as pesquisas de intenções de voto na corrida ao Palácio do Planalto, com vantagem maior ou menor sobre Bolsonaro, dependendo do instituto que fez a sondagem. A próxima pesquisa Datafolha será divulgada na noite de hoje (22/09).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS