Redação Pragmatismo
Saúde 12/Ago/2022 às 08:52 COMENTÁRIOS
Saúde

Produto usado frequentemente na cozinha quadruplica risco de câncer no fígado

Publicado em 12 Ago, 2022 às 08h52

Estudo da Universidade do Sul da Califórnia descobre que produto químico muito comum na cozinha aumenta significativamente o risco de câncer no fígado

Produto usado frequentemente cozinha quadruplica risco câncer fígado
Imagem: reprodução

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de fígado no mundo. Essa é também uma das principais causas de mortes por tumores malignos, sendo responsável por mais de 700 mil óbitos anuais, segundo o Instituto Oncoguia.

Um novo estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, publicada no JHEP Reports, descobriu que a exposição a um produto químico presente em muitos utensílios domésticos e em embalagens de alimentos pode aumentar significativamente o risco de câncer de fígado.

Conhecido como sulfonato de perfluorooctano (PFOS), esse químico faz parte de produtos artificiais chamados substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) e é utilizado em uma grande variedade de produtos para garantir características como antiaderência, impermeabilidade e resistência a manchas.

Embalagens de fast food, panelas antiaderentes e roupas impermeáveis são exemplos de produtos que podem conter esses químicos.

Saiba mais: Mais de 500 casos de câncer no Paraná têm origem em água contaminada

“O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, disse Jesse Goodrich, pós-doutorando da USC, em um comunicado.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que foram mais expostos a esses produtos tinham até 4,5 vezes mais chances de desenvolver carcinoma hepatocelular não viral, tipo mais comum de câncer de fígado.

Este estudo faz parte de um crescente corpo de pesquisa que mostra o perigo desses compostos que eram relativamente desconhecidos até os últimos anos.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) cortou o nível aceitável desse químico em produtos domésticos em mais de 99% em junho.

Leia também: AIDS é “câncer gay”, afirma pastor Marco Feliciano

Especialistas temem que o dano já tenha sido feito, no entanto, e que muitas pessoas possam enfrentar problemas de saúde significativos no futuro.

Com Catraca Livre

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS