Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 12/Ago/2022 às 17:29 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

"Ou a esquerda senta no chão da fábrica, ou já era", alerta André Janones

Publicado em 12 Ago, 2022 às 17h29

Após pesquisas mostrarem redução da vantagem de Lula sobre Bolsonaro, André Janones faz série de críticas e afirma que forças progressistas precisam atualizar formas de diálogo. Considerado especialista em redes sociais, o parlamentar chama atenção para que a linguagem usada pela esquerda pode não estar sendo compreendida pela população

Lula e André Janones
Lula e André Janones

RBA

Em uma série de postagens no Twitter, o deputado federal André Janones (Pros-MG) cobra mudança de atitudes da esquerda em geral – e à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em particular.

Na avaliação do parlamentar os partidos e instituições progressistas correm o risco de perderem contato com as camadas populares que representam. Ele comentou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (12) segundo a qual a liderança de Lula nas intenções de voto do eleitorado mineiro caiu para a metade em um mês.

O ex-presidente aparece com 42% das intenções de voto em Minas Gerais, nove pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), com 33%. No último levantamento eram 18 pontos (46% a 28%).

“Pesquisa de hoje aqui em MG: diferença entre Lula e Bolsonaro cai de 18 pra 9, com apenas 2 dias de auxílio em R$ 600,00. Ou a esquerda senta no chão da fábrica pra conversar com os operários ou já era. Detalhe: o chão da fábrica atualmente, são as redes sociais, em especial o Face”, escreveu Janones, que é ex-candidato à Presidência da República. Na semana passada, ele desistiu da candidatura para apoiar a chapa Lula-Alckmin.

Nas postagens, o parlamentar, que é considerado especialista em redes sociais, chama atenção para que a linguagem normalmente usada pela esquerda pode não estar sendo entendida pela população. “Em vez de ‘renda mínima’, o melhor seria ‘dinheiro pro povo’”, sugere.

Diferentemente dos “influenciadores” de modo geral, Janones prefere o Facebook ao Twitter. “Ñ existe ‘maior’ na rede ou maior nas ruas. Maior é maior. Lula é o maior líder político deste país, e sabe conversar com o povo como ninguém. Bolsonaro só domina aqui ainda, pq Lula ñ veio de fato pra cá. Qdo vier, esmagará a Bolsonaro, a mim, e a todos que se acham gigantes nas redes”, aconselha o ex-candidato do Pros.

“Carta em defesa do povo”

Janones postou também que a esquerda deveria trocar expressões como “carta em defesa da democracia” por “carta em defesa do povo”, assim como “nossas diretrizes de programa” por “nossas propostas para os brasileiros”. Enquanto essa atualização de linguagem não ocorrer, “o Bolsonarismo continuará nadando de braçadas”, defende o deputado.

De acordo com analistas, o apoio de Janones a Lula é mais importante por sua influência nas redes sociais do que pelos votos que eventualmente possa transferir para o ex-presidente. O deputado federal tem 7,9 milhões de seguidores no Facebook e 1,4 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, além de mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e 176 mil no Twitter.

“Ou a gente sai das fiesps da vida, da USP e do Twitter e tomemos os grupos de Whats, as comunidades, as feiras populares e o interior do país, ou já era”, escreveu ainda o ex-candidato. “Chega de esperar que o povo venha até nós, é hora de irmos ao povo!”, concluiu.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS