Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 26/Ago/2022 às 09:03 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula fez piada com Bonner, respeitou Renata e desarmou o Jornal Nacional

Publicado em 26 Ago, 2022 às 09h03

Postagens sobre entrevista de Lula no Jornal Nacional alcançaram quase duas vezes mais pessoas do que o registrado na entrevista de Bolsonaro, mostra levantamento. Ex-presidente desarmou o JN, trouxe Renata para o debate e ainda fez piada com Bonner

Lula entrevista Jornal Nacional
Imprensa brasileira e até o bolsonarismo admitiram que Lula se saiu bem na entrevista ao Jornal Nacional

A entrevista de Lula (PT) ao Jornal Nacional na noite dessa quinta-feira (25) teve melhor desempenho nas redes sociais do que as entrevistas de Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).

Monitoramento do Instituto Quaest de pesquisas revela que 15 milhões de pessoas foram alcançadas pelas postagens sobre a entrevista de Lula durante sua exibição, o que representou a melhor média de alcance de postagens. Entrevistado na segunda-feira (22), Bolsonaro teve alcance de 9 milhões de pessoas e Ciro, entrevistado na terça-feira (23), teve 2 milhões de pessoas.

O analista de dados de redes sociais com foco em política Pedro Barciela também aponta o maior desempenho de Lula nas redes sociais durante a entrevista. Segundo ele, Lula teve no Twitter 66% dos usuários ligados direta ou indiretamente ao cluster petista, dos quais 25% estavam “para além da polarização” e se somam ao cluster petista, agora com novos influenciadores. Já o bolsonarismo contou com menos de 20%. “Lula falou para fora e foi muito bem recebido”, afirmou Barciela.

Segundo o monitoramento do Instituto Quaest, os momentos da entrevista em que Lula teve mais menções positivas foram quando defendeu as medidas anticorrupção no seu governo e a apuração dos erros de qualquer um; quando defendeu a aliança com o candidato a vice em sua chapa, Geraldo Alckmin; e quando defendeu que política não é lugar de ódio.

Segundo o instituto Quaest, na média, Lula obteve 48% de menções positivas, contra 52% de menções negativas, considerando todo o período da entrevista. Foi pior que Ciro (54%) e melhor que Bolsonaro (35%). As palavras mais citadas pelas pessoas que comentaram a entrevista: ‘bobo da corte’, ‘orçamento secreto’ e ‘combate ‘à corrupção’.

Piada com Bonner

De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, Lula teria recebido treinamento para a entrevista do ex-âncora da Globo Chico Pinheiro. A campanha do petista não confirmou a informação, mas o que se viu na bancada do JN foi um candidato firme e dentro do tom, mas sem perder o bom humor.

Tranquilo, o ex-presidente fez até piada com Bonner, ao ser questionado seguidamente sobre a política econômica do governo da ex-presidente Dilma Rousseff. “Se alguém entrar no seu lugar no ‘Jornal Nacional’, Bonner, você vai perceber o que é rei posto, rei morto”.

Lula também disse a Renata que espera, se eleito, ser chamado uma vez por mês para ir ao ‘Jornal Nacional’ dar satisfações sobre os seus atos. “Eu estou olhando para você porque quero que você me cobre”, disse.

Quando Bonner disse que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa de Lula, tem sido hostilizado pela militância petista, Lula voltou a rir: “Bonner, você não está vivendo no mesmo mundo que eu. Estou com ciúmes do Alckmin. Ele já foi aceito de corpo e alma”.

Falando sobre polarização, Lula usou a imagem do futebol para dizer que “polarização é saudável, tem no mundo inteiro. O que a gente não pode é confundir polarização com ódio”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS