Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 05/Ago/2022 às 08:45 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro foge de sabatina do Jornal Nacional; Lula, Ciro e Tebet confirmam presença

Publicado em 05 Ago, 2022 às 08h45

Bolsonaro foi sorteado para ser o primeiro sabatinado pelo Jornal Nacional, mas rejeitou o convite após justificar que suas 'exigências' não foram acatadas. Lula, Ciro e Tebet confirmaram presença. Confira o calendário

william bonner renata vasconcellos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi sorteado para ser o primeiro candidato sabatinado pelo Jornal Nacional, da TV Globo. No entanto, o mandatário recusou o convite após alegar que suas exigências não foram acatadas. Lula, Ciro e Simone Tebet confirmaram presença e serão entrevistados por William Bonner e Renata Vasconcelos.

Uma das exigências de Bolsonaro era a permissão para ele transmitir a sabatina em suas redes sociais. O presidente também queria que a entrevista fosse realizada no Palácio do Alvorada, e não nos estúdios da emissora.

“Em decisão tomada em 2014, logo após as eleições, a Globo definiu que todas as entrevistas em anos eleitorais seriam feitas em seus estúdios. A medida buscou demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”, disse a Globo.

Os auxiliares de Bolsonaro pretendem aplicar uma espécie de treinamento ao presidente para que ele participe de alguns debates, mas não sabem se ele toparia.

As entrevistas ao telejornal com os candidatos ao Palácio do Planalto terão 40 minutos para todos os presidenciáveis. Bolsonaro havia sido sorteado para o dia 22 de agosto, André Janones (removeu a candidatura) para o dia 23, Ciro para o dia 24, Lula para o dia 25 e Tebet para o 26.

Em 2018, Bolsonaro deu a entrevista ao Jornal Nacional direto da bancada no primeiro turno. No segundo turno, após a facada, ele e Fernando Haddad (PT) foram entrevistados de casa.

Confira o comunicado da Globo sobre a entrevista no JN:

“Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) confirmaram presença até o prazo estipulado e as datas serão divulgadas em breve.

O candidato Jair Bolsonaro (PL) não aceitou as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS