Redação Pragmatismo
Racismo não 02/Ago/2022 às 10:29 COMENTÁRIOS
Racismo não

Ana Maria pede desculpas e anuncia demissão de responsável por exibir macacos em matéria sobre racismo

Publicado em 02 Ago, 2022 às 10h29

"Erro imperdoável". Ana Maria Braga chamou reportagem do caso de racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e foram exibidas imagens de macacos. Apresentadora ficou visivelmente constrangida e anunciou demissão: "Não faz mais parte da minha equipe"

ana maria braga macaco

A apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, se desculpou e explicou nesta segunda-feira (1) o que ela classificou como “erro imperdoável” quando chamou uma matéria sobre caso de racismo contra os filhos de Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal.

Ao invés da reportagem específica sobre o caso, foram exibidas ao vivo imagens de macaco. Ficou evidente o constrangimento da apresentadora, que pediu a interrupção da transmissão. “Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É o VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou”, disse Ana Maria.

Na sequência, a apresentadora exaltou Ewbank por sua atitude: “Sabe que eu fico tão atrapalhada com esse tipo de comportamento que a gente vê em certas pessoas e que é tão comum. […] O que a Giovanna falou, falou certo. Se fosse uma mãe preta, ela poderia ser tachada de louca. Então, parabéns, Giovanna, por sua reação. Você pôs a boca no trombone pelos seus filhos e por todas as pessoas pretas que sofrem discriminação. E é assim que tem que ser”, disse.

Ana Maria Braga se desculpou pelo erro em um vídeo publicado no Instagram após o programa: “Eu vim aqui para pedir desculpas pelo ocorrido hoje no nosso programa, enquanto falávamos do incidente horrível que aconteceu com as crianças da Giovanna e do Bruno lá em Portugal. Quando eu chamei a fala da Giovanna, apareceu uma imagem horrível, que não deveria ter acontecido. É uma falha imperdoável. E eu queria só dizer para vocês que eu venho me desculpar, e a pessoa responsável por isso já não faz mais parte da nossa equipe. Desculpa”.

Ela também se desculpou e explicou o erro no Twitter e anunciou que a profissional responsável foi demitida. “Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe”.

Recomendações

COMENTÁRIOS