Danilo Espindola Catalano
ELEIÇÕES 2022 25/Jul/2022 às 16:00 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Por que votar em Lula?

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 25 Jul, 2022 às 16h00

Lula voltou fervendo por direitos sociais e pela vitória nas eleições após sua prisão e nós estamos com ele e devemos estar com ele, mas estando de olho, para que, com seu novo mandato, ele possa rever e reformular sua política, para que possa reverter os erros do passado

Danilo Espindola Catalano*

Votar este ano é mais do que um ato político, é um ato humano, isso porque não estamos só votando a favor ou contra um candidato, estamos buscando uma via para que a violência, a carestia e a falta de emprego, deixem de ser uma realidade, pois, o Brasil com Bolsonaro, conseguiu até voltar ao mapa da fome.

Ou seja, é uma saída para resolver os diversos problemas do país e para isso, as pesquisas nos mostram que é o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que poderá protagonizar esta mudança e combater o fascismo de forma democrática.

Jair Messias Bolsonaro (PL), representa um extremismo que está em baixa nos países latino-americanos, por suas gestões desastrosas durante os piores momentos da pandemia de COVID-19 e é por aí que iremos para dizer sem ser petista ou lulista, que o voto em Luís Inácio Lula da Silva (PT) é o melhor para o Brasil.

Os problemas mencionados nos parágrafos anteriores, trazem a principal estratégia política dos candidatos progressistas da América Latina, que é sobretudo resolve-los da forma mais rápida possível, acreditando na paz, amor e na democracia, como a via mais importante em se tratando da vida humana.

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

Votar em Lula é sem dúvida perceber o paradoxo em que estamos, não é o bem contra o mal, não podemos acreditar nessa bivalência ocidental de sempre, mas na necessidade dos dois, na consequência, que fez com que o povo percebesse que a ideia de retrocesso nos doze anos de governo petista de esquerda, teriam sido uma realidade, não, agora vem a verdadeira realidade, querendo aquela vida que tinham antes, principalmente, como diz o candidato do PT em seus discursos: “ que o povo coma picanha!” No tempo do Lula, as pessoas comiam picanha e vale lembrar, que passamos sem sentir a crise econômica de 2008, graças às políticas econômicas do PT.

Uma coisa me chama muito a atenção e vale aludir, que é a chance do partido dos trabalhadores rever seus erros a partir de uma autocrítica; isso me vem à mente com o pedido dos povos indígenas pessoalmente a Lula, para que não construa mais um Belo Monte, que foi uma política desastrosa do PT, que pensou primeiro na economia energética do país e depois nas terras sagradas dos donos originários.

Lula voltou fervendo por direitos sociais e pela vitória nas eleições após sua prisão e nós estamos com ele e devemos estar com ele, mas estando de olho, para que, com seu novo mandato, ele possa rever e reformular sua política, para que possa reverter os erros do passado; por isso, ele merece uma segunda chance, como está ocorrendo nos outros países latino-americanos e está dando certo.

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduando em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS