Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 27/Jul/2022 às 15:59 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Polícia Federal entra na segurança de Lula e diz que ex-presidente é "alvo de máximo risco"

Publicado em 27 Jul, 2022 às 15h59

Polícia Federal classificou situação de Lula como de "risco máximo". Delegado que fez segurança de Dilma em 2010 será responsável pela equipe que irá proteger Lula

Lula segurança

A PF (Polícia Federal) já está fazendo a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral. O acordo sobre a entrada de agentes do órgão no esquema de proteção ao petista foi fechado na última sexta (22), um dia depois da homologação dele como candidato pelo PT à Presidência da República. Segundo a coluna da Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, os policiais passaram a atuar no mesmo dia.

Além dos agentes, há também integrantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), já que como ex-presidente, Lula tem direito à proteção do órgão.

A campanha do petista e a PF escolheram em consenso três delegados da corporação — Andrei Augusto Passos Rodrigues, Rivaldo Venâncio e Alexsander Castro Oliveira — que serão responsáveis pela segurança, que pode reunir dezenas de policiais (o número é sigiloso). Rodrigues, que será o coordenador da equipe, fez a segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010.

Ainda de acordo com a coluna do jornal, a PF assinou um protocolo com a campanha de Lula, e explicou que a situação do petista foi classificada no nível de risco máximo.

Isso significa que o ex-presidente terá que ser acompanhado todos os dias por uma segurança reforçada em atividades rotineiras e em todos os eventos que for.

O ranking de risco da PF leva consideração, entre outros aspectos, o quanto o candidato é conhecido pelas pessoas e se já sofreu ou não ameaças. Lula tem sido alvo constante de ataques.

Além do ex-presidente, outros candidatos também vão receber o reforço da PF em suas seguranças. O presidente Jair Bolsonaro (PL), por estar no cargo, tem um esquema diferente, que é coordenado pelo GSI.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS