Redação Pragmatismo
Educação 29/Jul/2022 às 10:16 COMENTÁRIOS
Educação

Peça de teatro na escola ajuda menina de 11 anos a denunciar estupro em SC

Publicado em 29 Jul, 2022 às 10h16

Santa Catarina: Menina de 11 anos denuncia estupro após ver peça de teatro abordando abusos. Trabalho de conscientização na escola foi fundamental para a descoberta do crime e a prisão do agressor, diz delegado

Uma menina de 11 anos se sentiu encorajada a denunciar um crime de estupro após assistir a uma peça de teatro na escola. O delegado que investigou o caso disse que o trabalho de conscientização na escola foi fundamental para a descoberta e desfecho do caso.

Após a peça, a criança relatou para a equipe pedagógica da escola que estava sendo estuprada. A escola repassou a denúncia para a Polícia Civil, que iniciou a investigação. O caso aconteceu na cidade de Rodeio, em Santa Catarina.

“O grupo de teatro se apresentou na escola onde a menina estudava. A peça tratava de temas sensíveis como o uso de drogas e abuso sexual. O suspeito tem 46 anos e foi preso, mas negou o crime”, disse o delegado Felipe Martins.

Durante a investigação, a vítima foi ouvida mediante escuta especializada, além de terem sido colhidos depoimentos de testemunhas e familiares. O abuso sexual foi confirmado por meio de um exame de corpo de delito, segundo a polícia.

Conforme a polícia, o abusador é amigo de longa data dos pais da menina. “Ele aproveitava dos momentos em que os pais se ausentavam de casa para praticar os abusos, que eram cometidos por meio de atos libidinosos e até mesmo conjunção carnal”, afirmou Martins.

VEJA TAMBÉM >> Após palestra sobre violência sexual, menina revela que era estuprada todos os dias

Após ter o pedido de prisão preventiva acatado pela Justiça, o homem foi preso na tarde de ontem em uma empresa localizada no centro de Timbó (SC), cidade vizinha de Rodeio. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Indaial.

Abuso infantil: Disque 100

O código Penal brasileiro prevê que o abuso infantil é todo envolvimento de uma criança em uma atividade sexual na qual ela não compreende. Por não entender a situação, a criança não está apta a se defender e, tampouco, informar consentimento.

O abuso infantil ainda é uma realidade brasileira, e de acordo com dados do Disque 100 em 2019, pelo menos 17 mil denúncias foram feitas. Vale ressaltar que nem sempre a criança entende a situação, e permanece em silêncio, vindo a comentar sobre o crime apenas na idade adulta.

Se enquadram neste crime as modalidades: pedofilia, violência sexual, abuso sexual e exploração sexual.

Bem como nos casos de homofobia e racismo, as denúncias de abuso infantil podem ser feitas anonimamente por meio do número 100 no telefone. Todos os relatos são encaminhados para órgãos de investigação competentes.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS