Redação Pragmatismo
Notícias 26/Jul/2022 às 14:56 COMENTÁRIOS
Notícias

Moraes acata pedido da Polícia Federal e prorroga prisão de bolsonarista

Publicado em 26 Jul, 2022 às 14h56

Ministro Alexandre de Moraes acatou pedido da Polícia Federal e prorrogou a prisão do militante bolsonarista que ameaçou matar o ex-presidente Lula

Ivan Rejane Fonte Boa Pinto
Ivan Rejane Fonte Boa Pinto

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, acatou um pedido da Polícia Federal e prorrogou por cinco dias a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, militante bolsonarista detido em Belo Horizonte após divulgar vídeos com ameaças de morte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo.

A prorrogação da prisão de Ivan Pinto começa a valer a partir de amanhã. Em sua decisão, Moraes diz que a decisão “mitiga as oportunidades de reações indevidas e impede a articulação com eventuais outros integrantes da associação, que obstruam ou prejudiquem a investigação”.

Na representação, a PF explicou que o pedido de prorrogação da prisão ocorreu porque o “material apreendido com o investigado está em fase de análise”. Ainda segundo a PF, a liberdade de Ivan Pinto “pode causar sérios prejuízos à investigação, com possível supressão de provas”.

“Entendo a pertinência da medida, imprescindível para que a autoridade policial avance na análise do material apreendido e na elucidação das infrações penais atribuídas à associação criminosa em toda a sua extensão; bem como analise se há nas informações contidas nos bens e documentos recolhidos elementos que possam ensejar a realização de novas atividades investigativas, além de mitigar as oportunidades de reações indevidas e impedir a articulação com eventuais outros integrantes da associação, que obstruam ou prejudiquem a investigação”, diz um trecho da decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Antes da decisão, o ministro Moraes pediu manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), que sinalizou ser favorável ao pedido de prorrogação da prisão de Ivan Pinto.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, o bolsonarista diz que Lula deveria andar com segurança porque ele iria “caçar” o ex-presidente, a presidente da sigla, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Marcelo Freixo (PSB-RJ), candidato ao governo do Rio de Janeiro. Ivan Pinto acrescenta que irá “caçar principalmente” ministros do Supremo.

Em registros da audiência feita por videoconferência, Ivan Pinto diz que está sozinho em uma cela na enfermaria do presídio Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, por questões de segurança, e que está sendo “muitíssimo bem tratado”.

Quem é Ivan Rejane

Ivan se apresenta nas redes sociais como personal trainer, coach e terapeuta. Ele também é dono de um centro de tratamento de dependentes químicos em BH.

O “terapeuta”, conhecido como ‘Ivan Papo Reto’, tem um canal do YouTube, com 7,5 mil inscritos, onde diariamente posta vídeos contra pautas da esquerda, ameaçando a vida de Lula, aliados políticos do petista e ministros do STF.

Em seu perfil no YouTube, ele também fala sobre drogas. De acordo com a descrição da conta, o canal é dedicado a “falar sobre dependência química, álcool e drogas de forma objetiva e descomplicada”.

“Problemas com drogas? Eu posso te ajudar! Canal destinado a falar sobre dependência química, álcool e drogas de forma objetiva e descomplicada. Este espaço visa informar sobre o problema e apresentar soluções e tratamentos para aqueles que têm ou pensam que têm problemas com drogas. Com a gente o papo é reto!”, diz a descrição.

Ivan foi candidato a vereador em 2020 em Belo Horizonte pelo então PSL de Bolsonaro (que hoje se transformou União Brasil), mas teve apenas 189 votos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS