Redação Pragmatismo
Saúde 05/Jul/2022 às 17:19 COMENTÁRIOS
Saúde

Mario Frias está na UTI após sofrer infarto em Brasília; bolsonaristas manifestam apoio

Publicado em 05 Jul, 2022 às 17h19

Infarto de repetição: Mario Frias sofre ataque cardíaco, passa por cateterismo e está na UTI sem previsão de alta. Bolsonaristas publicam mensagens de apoio ao ex-secretário de Cultura

Mário Frias
Mário Frias

Mario Frias, ex-secretário da cultura do governo Bolsonaro, foi hospitalizado após sofrer um ataque cardíaco, na noite de segunda-feira (4), em Brasília. Este é o terceiro infarto de Frias, que tem apenas 50 anos, desde que assumiu a Cultura do governo Bolsonaro, em junho de 2020. O cardiologista Marcelo Franken, diretor da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e gerente de cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, explica que múltiplas recorrências não são comuns, mas “quanto mais recorrências, maior a chance de acontecer novamente”.

“A taxa de recorrência de um infarto, ou seja, o risco de ter um novo evento cardiovascular em um período de 12 meses após o primeiro, varia de 3 a 7%. A probabilidade disso acontecer é maior nos primeiros 30 dias e diminui ao longo do tempo”, diz.

Alguns fatores podem influenciar esse risco. São eles: a adesão ao tratamento, a resposta do organismo do próprio paciente (alguns podem reagir mal ao stent e precisam de uma nova intervenção, por exemplo) e características da doença cardiovascular que o paciente enfrenta. A boa notícia, é que é possível evitar que isso ocorra por meio da reabilitação cardíaca e da prevenção secundária.

A prevenção secundária consiste em evitar que um novo infarto ocorra ou que a doença aterosclerótica nas coronárias progrida. A reabilitação cardíaca faz parte disso e consiste em um conjunto de medidas que visam fazer com que o coração volte a funcionar como era antes do infarto. Isso inclui a prática de atividade física supervisionada por cardiologista; adequação do estilo de vida, com alterações na alimentação, no sono e no tabagismo, por exemplo; e uso adequado das medicações.

Bolsonaristas

Políticos alinhados ao governo de Jair Bolsonaro (PL) foram às redes sociais desejar melhoras para Mário Frias. Dentre os deputados e senadores que fizeram posts de apoio estão o senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro (PL), e a deputada federal Carla Zambelli (PL).

O infarto é uma doença multifatorial. Esses fatores podem ser modificáveis ou não. No primeiro critério estão incluídas doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol alto – são consideradas modificáveis porque podem ser controladas – e hábitos, como tabagismo, qualidade do sono, alimentação, estresse e prática de atividade física. Já os fatores de risco não modificáveis são idade, sexo, histórico familiar e genética.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Hoje somos alvo de ameaças por pessoas que ocupam cargos eletivos e também sofremos frequentemente assédio judicial. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS