Redação Pragmatismo
Notícias 14/Jul/2022 às 11:01 COMENTÁRIOS
Notícias

Mãe de atirador bolsonarista admite que filho foi "motivado por intolerância política"

Publicado em 14 Jul, 2022 às 11h01

"Mal consigo imaginar a dor da outra família", diz a mãe do bolsonarista. Esposa do atirador confirma que marido gritou 'Bolsonaro mito' e que no carro estava tocando a música 'O mito chegou e o Brasil acordou', mas discorda da sogra e nega que crime tenha motivação política: "ele se sentiu ameaçado"

jorge guaranho bolsonarista
Bolsonarista Jorge Guaranho (esq) e Marcelo Arruda (dir)

A comerciante Dalvalice Rosa, mãe do bolsonarista Jorge Guaranho, diz acreditar que a intolerância política foi o que motivou o filho a matar a tiros o tesoureiro do PT Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR). “Estamos sem chão. O que aconteceu tem a ver com extremismo e intolerância política. Eles não se conheciam, e nada mais explica essa tragédia”, afirmou Dalvalice

A mãe do policial penal afirma que o filho tocou músicas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto fazia uma ronda de carro pelo clube, do qual é sócio.

Segundo registros da Polícia Civil, Guaranho fez ainda ameaças de morte a pessoas que participavam da festa de Arruda. Do banco de trás, a mulher do bolsonarista teria pedido ao marido para que parasse com as provocações e fosse embora. Eles deixaram o local após Arruda jogar pedras no veículo de Guaranho, que reagiu apontando uma arma em direção ao guarda municipal petista e prometeu retornar ao local para ‘matar todo mundo’.

Segundo imagens de câmeras de segurança, cerca de 20 minutos depois, o policial bolsonarista retornou sozinho à Aresf. Nesse momento, a mulher de Arruda, Pâmela Suellen Silva, se identificou como policial civil. Foi quando Guaranho começou a atirar no petista. “Se eu estivesse lá, teria tentado impedir que isso acontecesse. Mal consigo imaginar a dor da outra família. Não se discute sobre religião, futebol, e politica… Ninguém ganhou nada com essa provocação, só houve perdedores”, afirma a mãe do bolsonarista.

VEJA TAMBÉM: “O Marcelo era um sonhador. Essa tragédia acabou com tudo”

Ferido, o guarda municipal petista revidou os tiros que havia recebido do bolsonarista. Dalvalice afirmou que o filho foi atingido no rosto e nas duas pernas.

Esposa de Guaranho

Em entrevista à TV Globo, a esposa de Guaranho admitiu que seu marido gritou ‘Bolsonaro mito’ diante dos convidados do aniversário do tesoureiro do PT. A esposa disse ainda que no carro tocava uma música que seu marido sempre ouvia e que dizia “O mito chegou e o Brasil acordou”.

“Quando ele falou ‘Bolsonaro mito’, a pessoa que estava lá dentro, que creio eu que era aniversariante, pegou terra e pedras e tacou no nosso carro”, afirmou.

Orientada por advogados, porém, ela diz que Guaranho não agiu por motivação política e invadiu a festa do petista porque se sentiu agredido e ameaçado. “O que motivou ele a voltar lá foi essa agressão, que ele se sentiu agredido, né, que ele se sentiu ameaçado, a família ameaçada. Então, por ele ter voltado lá, não tem nada a ver com Lula, não tem nada a ver com o Bolsonaro”, disse.

Segundo testemunhas, Jorge invadiu o local gritando palavras de ordem a favor de Bolsonaro e contra o PT e Lula. A principal linha de investigação da polícia aponta para crime por motivação política já que, segundo as informações atualizadas, Jorge e Marcelo não se conheciam.

Jorge Guaranho

Em suas redes sociais, Jorge Guaranho se define como conservador e cristão. Ele usa as redes sociais principalmente para defender Bolsonaro, se diz contra o aborto e as drogas e considera arma sinônimo de defesa.

Em junho de 2021, ele aparece sorrindo em uma foto ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do mandatário. “Vamos fortalecer a direita”, escreveu em 30 de abril numa corrente da “#DireitaForte” para impulsionar perfis de conservadores com poucos seguidores.

Sua última postagem antes do crime é um retuíte de uma publicação do ex-presidente da Fundação Cultural Palmares Sérgio Camargo, dizendo: “Não podemos permitir que bandidos travestidos de políticos retornem ao poder no Brasil. A responsabilidade é de cada um de nós”.

Semanas atrás, o policial penal [trabalha em unidades prisionais] publicou ainda uma mensagem de cunho LGBTfóbico ao comentar o anúncio do jogador de futebol Richarlyson sobre ser bissexual. “Popeye assume que come espinafre”, escreveu Guaranho.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS