Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 28/Jul/2022 às 09:15 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Internautas reclamam de anúncios de Bolsonaro no Youtube

Publicado em 28 Jul, 2022 às 09h15

Anúncios de Bolsonaro que entupiram as telas do Youtube nos últimos dias custaram R$ 742 mil. Presidente do TSE deu dois dias para o PL explicar os gastos. Vídeos conseguiram 81 milhões de visualizações em 72 horas e tinham mulheres, religiosos e sertanejos como alvo principal das peças

vídeos bolsonaro youtube

Internautas que acessaram o Youtube para assistir qualquer vídeo no último final de semana se depararam imediatamente com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL) estampado na tela.

“Estava tentando assistir vídeos engraçados, para descontrair e esquecer um pouco os problemas. Mas ao dar ‘play’ em qualquer conteúdo, logo aparecia a figura de Bolsonaro. Cliquei em várias produções e sempre a mesma coisa, a saga se repetia”, disse um internauta ao Pragmatismo.

Nesta quarta-feira (27), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, deu dois dias para o PL (Partido Liberal) explicar o gasto de mais de R$ 742 mil com o impulsionamento de 15 anúncios em vídeo do presidente no Youtube.

A representação contra o PL no TSE foi realizada pela Federação Brasil da Esperança, que inclui o PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde). Apesar de o PT fazer parte da federação, a sigla também entrou com representação própria sobre o caso. De acordo com o despacho, os vídeos impulsionados conseguiram mais de 81 milhões de visualizações em 72 horas.

Na ação, a Federação Brasil da Esperança e o PT solicitaram que o TSE, através de liminar (decisão provisória), determine a “imediata interrupção do impulsionamento pelo representado dos conteúdos”. Eles ainda pediram a condenação do PL por meio do pagamento de multa estimada em R$ 1.484.000,00, valor que representa o dobro dos gastos com os impulsionamentos dos vídeos no Google Brasil. A representação ainda pede a investigação do uso do Fundo Partidário pelo PL.

Segundo Fachin, o pedido de liminar exige que seja “indispensável o exame mais detalhado do contexto fático exposto na inicial e dos fundamentos jurídicos subjacentes à pretensão” dos solicitantes.

“Faz-se imperioso, portanto, oportunizar a prévia manifestação do representado, estabelecendo-se o contraditório, inclusive para que seja viabilizada a possibilidade de justificação acerca da origem dos recursos financeiros despendidos com o impulsionamento dos conteúdos na plataforma do YouTube. De igual importância a coleta de manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral”, ponderou Fachin na determinação.

Além de mandar o Partido Liberal se explicar sobre o caso, Fachin também exigiu que Procuradoria-Geral Eleitoral também se manifeste sobre o caso. “Após [as manifestações], retornem os autos conclusos para análise”, concluiu o presidente do Tribunal Eleitoral.

“Percebe-se que o Partido Liberal gastou, por anúncio, uma média de R$ 49,5 mil, enquanto os demais partidos reunidos gastaram, por anúncio, uma média de R$ 2,2 mil: ou seja, impressionantes 22 vezes mais, por anúncio, que a média dos outros partidos”, dizem os advogados do PT.

Nos vídeos, Bolsonaro aparece ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, de alguns de seus filhos e de lideranças religiosas, como o pastor Silas Malafaia. Os vídeos dos anúncios são embalados pela dupla sertaneja Mateus e Cristiano. “Igual a ele nunca existiu. É a salvação do nosso Brasil. Ei, no mito eu ‘boto’ fé. É ele quem defende a nação e tem nossa bandeira no seu coração. É o capitão do povo”, diz o jingle entoado pelos músicos.

vídeos youtube gastos

O público alvo das peças publicitária de Bolsonaro são mulheres, religiosos e sertanejos. Os estados que mais foram atingidos pela campanha foram Estados Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Vale lembrar que o Google permite que quem veicula publicidades políticas nas plataformas possam segmentar as mensagens por localização geográfica, idade e gênero e opções de segmentação contextual, como posicionamento do anúncio, temas e palavras-chave em sites.

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