Redação Pragmatismo
Aborto 14/Jul/2022 às 13:35 COMENTÁRIOS
Aborto

Homem confessa ter estuprado menina de 10 anos impedida de abortar nos EUA

Publicado em 14 Jul, 2022 às 13h35

Homem foi preso e confessou ter estuprado uma menina de dez anos que, devido às novas restrições ao aborto nos EUA, precisou viajar para outro estado para conseguir interromper a gravidez decorrente do crime. O caso foi citado por Joe Biden em crítica à decisão da Suprema Corte de suspender o direito constitucional ao aborto

Homem confessa estuprado menina anos impedida abortar EUA
Gerson Fuentes

Um morador do estado de Ohio, no noroeste dos Estados Unidos, foi preso e confessou ter estuprado uma menina de dez anos que, devido às novas restrições ao aborto no país, precisou viajar para Indiana para conseguir interromper a gravidez decorrente do crime. O caso foi citado pelo presidente Joe Biden em crítica à decisão da Suprema Corte de suspender o direito constitucional ao aborto.

Gerson Fuentes, 27, foi detido nesta terça-feira (12) e levado a um tribunal na capital do estado, Columbus. Segundo a polícia, ele confessou ter estuprado a criança ao menos duas vezes, a última delas em 30 de junho. Foi estipulada uma fiança de US$ 2 milhões para que ele deixe a prisão.

Ohio proíbe o aborto a partir de seis semanas de gravidez —antes de muitas mulheres sequer saberem que estão grávidas. A decisão entrou em vigor horas após a Suprema Corte derrubar, em 24 de junho, entendimento fixado em 1973, no caso Roe vs. Wade, de que a interrupção voluntária da gravidez era um direito constitucional.

O episódio ganhou atenção neste mês, quando o jornal Indianapolis Star noticiou que a criança precisou viajar até o estado vizinho para garantir o aborto após o estupro, uma vez que descobriu a gravidez três dias após o limite de seis semanas. O estado de Ohio não prevê exceções para estupro ou incesto.

Leia também: Juíza induz criança de 11 anos estuprada a desistir de aborto legal em Santa Catarina

Personalidades e políticos conservadores questionaram a veracidade da reportagem. Ao jornal USA Today, o procurador-geral de Ohio, Dave Yost, afirmou que a história “era mais provavelmente uma invenção”, porque nenhuma prisão havia sido feita até então.

Em um comunicado nesta quarta-feira, após a prisão, Yost, que defendeu a proibição do aborto após seis semanas de gestação, voltou atrás. “Meu coração dói pela dor sofrida por essa criança. Trabalho do Departamento de Polícia de Columbus para garantir uma confissão e tirar um estuprador da rua.”

Em Indiana, onde o Partido Republicano controla o Legislativo local, a interrupção voluntária da gravidez permanece legal, mas observadores esperam que novas restrições sejam anunciadas até o fim do mês. Desde a nova decisão da corte máxima do país, 26 estados americanos já determinaram restrições severas ao aborto ou devem anunciá-las em breve.

Na última sexta (8), Biden citou o caso de Ohio em conversa com jornalistas sobre o acesso ao procedimento.

Na semana passada, foi relatado que uma garota de dez anos, vítima de estupro, foi forçada a viajar para outro estado para encerrar a gravidez e, talvez, salvar sua vida. Alguém acredita que uma garota de dez anos deve ser forçada a ter um filho de um estuprador? Não consigo pensar em nada tão extremo quanto isso“, afirmou ele, em tom de revolta.

Reuters

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS