Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 13/Jul/2022 às 09:32 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Estudante de medicina que ironizou texto sobre estupro apaga a postagem

Publicado em 13 Jul, 2022 às 09h32

Texto refletia sobre estupro e violência de gênero após a prisão de médico anestesista no Rio de Janeiro. Estudante de medicina de 21 anos ironizou o conteúdo e debochou de mulheres. Lucas Müller Mendonça apagou o conteúdo após a repercussão

estudante de medicina
Lucas Müller Mendonça

O estudante de medicina Lucas Müller Mendonça, de 21 anos, gerou revolta nas redes sociais após debochar de um texto publicado por Tracy Figg. Na versão original, publicado um dia após a prisão do anestesista estuprador, a artista fala sobre estupro e os riscos que as mulheres sofrem na sociedade.

A fotógrafa Tracy Figg descreve lugares e circunstâncias em que as mulheres estariam vulneráveis ao perigo do estupro. “Na infância. Na pré-adolescência. Adultas. Idosas. NO PARTO. Na rua, na igreja, em casa”.

O post também aponta como as mulheres correm riscos mesmo ao redor de familiares e companheiros do gênero masculino. “Pelo pai, pelo padrasto, pelo avô, pelo tio. Nem todo homem, mas sempre um homem”.

Após a publicação, Lucas postou um comentário sexista em que repete a estrutura original do texto e debocha do desempenho de mulheres como motoristas. “No cruzamento da preferencial. Com placa de pare. Na mudança de pista. No sinal vermelho. Na pista molhada. Loiras. Morenas”.

“Por não saber fazer baliza. Por invadir a pista ao lado, por andar na contramão. Nem toda mulher, mas sempre uma mulher”, finaliza o texto. O comentário foi apagado pelo autor após receber uma série de críticas.

Justificativa

Depois de receber milhares de críticas, Lucas disse ter escrito “uma sátira me referindo a infrações de trânsito e ironizei como se só as mulheres cometessem”. O estudante afirmou que criou o texto para expor a “generalização ridícula que foi feita no texto original”.

“Ora, os estupros não são sempre cometidos por homens, ainda que o sejam na maioria das vezes. A palavra ‘sempre’ exclui exceções, e este certamente não é o caso. Diante da conclusão estapafúrdia do poema original, que imputa somente ao homem o crime de estupro”, justifica o estudante.

“Mulheres também estupram, mulheres também cometem importunação sexual. Assim como homens também cometem infração de trânsito”, acrescenta Lucas.

Nota de repúdio

A Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFMS publicou uma nota de repúdio às declarações feitas pelo estudante. “Tais declarações ferem nossa política, que busca sempre por igualdade e se opõe a qualquer tipo de misoginia”.

Para Tracy Figg, o comentário mostra como os homens não têm medo de interditar espaços e debates femininos: “Se uma pessoa tem coragem de ir em um lugar onde mulheres estão falando de seus traumas e sofrimentos e debochar, do que ela é capaz?”, questiona.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS