Redação Pragmatismo
Notícias 05/Jul/2022 às 21:15 COMENTÁRIOS
Notícias

Entenda o que é hidrocefalia, doença que foi tema da "piada" que causou demissão de Léo Lins

Publicado em 05 Jul, 2022 às 21h15

Essa não é a primeira vez que Léo Lins teve piadas extremamente ofensivas questionadas. Demissão do SBT ocorreu após nota de repúdio da AACD: "Além de capacitista, fala é desrespeitosa aos moradores do Ceará". Mãe que perdeu filho vítima de hidrocefalia diz que tentou entrar em contato com o humorista

Léo Lins
Léo Lins

O comediante Léo Lins provocou indignação em muitas pessoas após publicar um vídeo na última quarta-feira (29) onde aparece em uma apresentação fazendo uma piada ofensiva sobre uma criança cearense com hidrocefalia.

A repercussão negativa do vídeo e do ato gerou uma nota de repúdio da AACD, entidade responsável pelo Teleton, evento beneficente do SBT. Em seguida, o próprio SBT anunciou a demissão do humorista. A empresa não quis entrar em detalhes sobre o desligamento.

“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, Léo Lins ataca pessoas com hidrocefalia, chama pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problema” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, disse a AACD.

Essa não foi a primeira vez que Léo Lins teve piadas extremamente ofensivas questionadas. Em nenhuma das ocasiões anteriores o canal do qual ele fazia parte se manifestou. O humorista já fez piadas com crianças autistas e também com a mãe de Isabella Nardoni. Leo fez ainda piadas com o acidente de avião da Chapecoense e com o tsunami do Japão.

O que é hidrocefalia?

A hidrocefalia é uma condição que acontece quando a quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido, aumenta no crânio.

Este acréscimo anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios, segundo o Ministério da Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, o tratamento padrão para a hidrocefalia é o implante de uma válvula que drena e redireciona o excesso de líquido dos ventrículos do cérebro para outra parte do corpo.

Outra opção é o terceiro ventriculostomia endoscópica (ETV), procedimento cirúrgico que se concentra em aliviar o acúmulo de pressão de líquido no terceiro ventrículo do cérebro. O procedimento é feito por meio de um “desvio de líquido cefalorraquidiano intracraniano”.

Mãe critica fala de Léo Lins

Jéssica Rosana é mãe de João Pedro, criança que morreu por hidrocefalia há cerca de um ano, e criticou a fala de Léo Lins sobre pessoas com a doença.

“Tive um bebê com hidrocefalia que lutou para viver e faleceu no ano passado. Com dois dias de vida, ele passou por uma cirurgia sozinho pra colocar uma DVR no cérebro para tirar o líquido da cabecinha dele pra ouvir esse absurdo de um cara que não sabe o que é lutar para viver”, revoltou-se Jéssica .

Ela destaca que os pacientes com a doença passam por diversos procedimentos, e que muitas pessoas não têm condições de fazer o tratamento adequado.

“João lutou 1 ano e 8 dias e sinto a falta dele todo santo dia. Ele passou por coisas que nem gritando muita gente conseguiria pra esse Léo Lins fazer piada? Essas crianças precisam de tantas coisas. Por que ele não faz doação ao invés de abrir a boca? Chorei muito com isso”, contou a mãe, que diz ter tentado entrar em contato com a equipe do humorista, mas não obteve retorno.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Hoje somos alvo de ameaças por pessoas que ocupam cargos eletivos e também sofremos frequentemente assédio judicial. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS