Redação Pragmatismo
Religião 28/Jul/2022 às 09:34 COMENTÁRIOS
Religião

Edir Macedo pede que fiéis doem seus bens para a Igreja Universal antes de morrer

Publicado em 28 Jul, 2022 às 09h34

Em vídeo que circula nas redes, bispo Edir Macedo pede que fiéis deixem todos os seus bens materiais para a Igreja Universal antes de morrer. O religioso diz que o ato "agrada a Deus"

Edir Macedo
Edir Macedo

Líder da Igreja Universal e proprietário da TV Record, Edir Macedo pediu que fiéis doem todos os seus bens para a igreja antes de morrer. Em vídeo que circula nas redes sociais, o religioso diz que o ato “agrada a Deus”. é possível saber quando o vídeo foi gravado.

“Você, minha amiga, você, meu amigo, senhor, senhora, pessoas que têm bens, que têm propriedades, que têm riquezas: ora, preste atenção, se você quer fazer algo que agrade a Deus, que vai beneficiar outras pessoas, antes de você morrer, antes de você passar para a eternidade, deixa o que você tem para a igreja envolver o trabalho”.

O religioso acrescenta que a doação ajudará a “levar o evangelho a todas as criaturas”. Na sequência, Edir Macedo diz que não tem nenhum bem pessoal.

“Tudo que supostamente é meu, não é meu. Eu não tenho nada. É tudo já preparado para dar continuidade a esse trabalho de evangelização no mundo inteiro. Já está determinado, já está definido.”

“Minha amiga, meu amigo, essa é a minha fé. Nós fazemos isso porque nós cremos, nós temos certeza de que Deus se agrada dessa oferta”, continuou o bispo.

As postagens não citam a data da declaração, apenas que ela ocorreu em uma live para os seguidores. O pedido de Edir Macedo não é ilegal, mas pode ser contestado.

A advogada e presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/MG, Isabela Dario, esclarece que a legislação não permite que a herança seja repassada, na totalidade, para uma instituição. “A disposição de bens particulares pode ser realizada em até 50% caso a pessoa tenha herdeiros diretos (filhos, pais, esposo ou esposa), sendo uma disposição de vontade própria de pessoa capaz”, afirma.

Ela diz, ainda, que a decisão pode ser contestada pelos herdeiros, “caso entendam que o doador, estava à época com suas capacidades mentais comprometidas em parte ou completa”. Nesse caso, podem tentar reverter o ato de vontade, em inventário ou anulação de testamento.

Por fim, a advogada lembra que a solicitação do bispo não é ilegal. “Várias frentes religiosas durante a história não só pediram como obrigaram as pessoas a dispor de seus bens, para que a religião tenha subsídios para a continuidade de suas obras. Porém, em se tratando do século XXI, com a disseminação da informação, uma parcela da sociedade não vê essa atitude com bons olhos”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS