Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 26/Jul/2022 às 12:30 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Chefe de Delegacia da Mulher é denunciado por agredir e ameaçar namorada: “Vou te matar”

Publicado em 26 Jul, 2022 às 12h30

Chefe da Delegacia de Proteção à Mulher é denunciado por agressões a ex-namorada. Mulher relata que homem tinha um “ciúme doentio”, que evoluiu para violência física e humilhações quando ela tentou romper o relacionamento. Advogada chegou a ficar três horas imobilizada em uma das agressões. Gravações comprovam crimes

Marcos André de Oliveira dos Santos
Marcos André de Oliveira dos Santos

Chefe de investigação da Delegacia Especial de Proteção à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o policial civil Marcos André de Oliveira dos Santos, de 50 anos, foi denunciado por agressões e ameaças a uma ex-namorada.

Os crimes teriam sido cometidos durante o relacionamento do casal, que durou cerca de um ano. A vítima é uma advogada, que conheceu o policial justamente na Deam, quando foi buscar a cópia de um inquérito em fevereiro de 2021.

Segundo a mulher, de 29 anos, Marcos tinha um “ciúme doentio”, que evoluiu para agressões físicas e verbais quando ela tentou romper o relacionamento.

A Polícia Civil confirmou que o agente foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça, pelo crime de violência doméstica. Ele também é acusado de lesão corporal, injúria, ameaça e violência psicológica pela ex-companheira.

A vítima gravou conversas nas quais Marcos a ameaça e a agride. Ela apresentou os áudios à Corregedoria-Geral de Polícia Civil, onde formalizou a denúncia.

De acordo com o que foi relatado pela advogada na ocorrência, o policial foi mudando com os meses de relacionamento e passou a controlar detalhes da vida dela, como a roupa que vestia, os amigos que encontrava e para onde dia. Além disso, impedia comunicações por telefone e redes sociais, afastando-a de amigos e familiares.

“No início, ele era um doce, era muito presente. Mas já começou mentindo a idade. Primeiro, disse que tinha 35 anos, depois 38. Só descobri a idade verdadeira dele quando foi tomar a vacina contra a Covid”, explicou a vítima ao Globo.

O policial, divorciado e pai de um adolescente de 16 anos, teria dado início às agressões em outubro do ano passado, após a primeira tentativa da advogada de terminar o namoro.

“Com o tempo, o acusado ficou mais agressivo, passando a xingar, humilhar e desferir tapas no rosto e na cabeça da vítima durante as discussões, que em sua maioria eram motivadas por ciúmes”, diz a denúncia.

Imobilizada por três horas

Dias mais tarde, em 17 de fevereiro, Marcos teria invadido o escritório da vítima, ofendendo-a e imobilizando-a por cerca de três horas. Na tentativa de se desvencilhar, a mulher teve lesões nas pernas.

Mesmo com medida protetiva obtida, a vítima preferiu fechar o escritório, reabrindo em outro lugar apenas recentemente. Ela tem acompanhamento psicológico e luta para se reestabelecer.

“Tive perda financeira, perdi o meu trabalho no bairro, onde eu gostava de trabalhar. Fui humilhada de todas as formas. Eu perdi minha vida. Hoje, eu tenho medo de sair. Ele falou para mim algumas vezes que não precisava fazer, mandava fazer. Tenho medo de ir à uma festa e alguém passar a faca em minha barriga”, disse.

Segundo a Polícia Civil, Marcos foi afastado do serviço na Deam de Jacarepaguá, “assim como não está exercendo a função em nenhuma unidade especializada neste tipo de atendimento”. Não foi informado onde o agente está lotado.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS