Redação Pragmatismo
Saúde 15/Jul/2022 às 05:46 COMENTÁRIOS
Saúde

Brasileiro consome em média 2,6 quilos de chocolate ao ano, segundo estudo da Betway

Publicado em 15 Jul, 2022 às 05h46

Pesquisa descobriu ainda o momento em que os brasileiros mais consomem o alimento e quais são as marcas favoritas do público

Brasileiro consome média quilos chocolate ano segundo estudo Betway
Jackmac, Pixabay

O chocolate é uma paixão mundial. Presente em doces e bebidas, o alimento é enaltecido em livros, filmes e músicas, ele é um dos produtos mais consumidos em todas as regiões do globo, e não seria diferente no Brasil.

Sabe aquele ditado que de grão em grão a galinha enche o papo? De pedaço em pedaço, ou de bombons e barras, os brasileiros comem cerca de 2,6 quilos de chocolate por ano. O número foi levantado pela Betway, site de roleta online, que descobriu ainda dados como marca, tipo e frequência que o doce mais é consumido.

Como o brasileiro consome chocolate

Pensar em 2,6 quilos pode assustar, porém, é importante notar que esse é o valor total, ou seja, o quanto as pessoas comem durante todo o ano. Em um dia, por exemplo, uma pessoa pode consumir apenas 50g, no outro mais 70g e assim por diante.

Embora o chocolate seja um doce bastante popular – e que é até vício para alguns -, a pesquisa descobriu que os brasileiros não o consomem todos os dias. Na verdade, 53% dos consumidores só se deliciam com ele uma vez por semana. Analisando as regiões de forma separada, é possível ver que no Norte metade dos moradores consomem apenas esporadicamente, portanto, menos do que o restante do país.

Quando o assunto é o tipo de chocolate favorito, a versão ao leite sai em disparada, com 51%. Para 25% o melhor é o meio amargo, para 14%, o branco e 9% escolhem o chocolate amargo.

Por sua vez, a marca de chocolate mais lembrada e consumida é a Lacta com 37%. Aliás, é dela o produto mais querido, o Bis (27%). A Nestlé aparece em segundo lugar, com 27% da preferência, Hershey’s em terceiro (13%), Milka na sequência (11%) e Ferro em quinto (6%).

O levantamento sobre o chocolate no mercado brasileiro apurou ainda o momento em que o doce mais é consumido. Para 60% do público, o doce é perfeito como sobremesa, já para 21% o ideal é comer entre as refeições.

No caso das mulheres, o chocolate também foi citado em associação com a TPM (tensão pré-menstrual). Por ser um momento de mudanças hormonais e estresse, elas consomem o doce como forma de sentir mais bem-estar, até porque, o cacau é rico em magnésio, que atua como relaxante.

Nos últimos dois anos, as empresas que trabalham com chocolate observaram que houve um aumento de produtos para consumo em casa. Em 2021 o número de pessoas que compram o produto para comer em casa saltou para 58%. Antes disso era mais comum comprar um bombom para consumo imediato após o almoço. Porém, como para muitos o trabalho agora é remoto, faz mais sentido fazer compras maiores, que duram alguns dias e saem até mais em conta.

“Antes, os consumidores passavam após o almoço em busca da sobremesa, mas ultimamente têm escolhido levar caixas. Conversando com os representantes das marcas, também me informaram que a demanda subiu bastante, chegando a bater recorde de faturamento”, afirma a empresária Alessandra de Lucca, proprietária da Top Doces, em São Paulo, para a Betway.

Benefícios do consumo moderado de chocolate

Quando consumido em quantidades moderadas, o chocolate pode trazer muitos benefícios para a saúde. O mais conhecido é a sensação de bem-estar. Isso se deve ao fato de ele ajudar na liberação de serotonina, o hormônio relacionado com a felicidade.
Além do mais, o alimento possui propriedades antioxidantes, o que faz com que o corpo combata os radicais livres e evite o envelhecimento precoce, incluindo rugas, flacidez e outros problemas. Esses efeitos antioxidantes ajudam ainda a proteger o coração, promovendo um fluxo adequado de sangue.

A pressão arterial também se beneficia do consumo de chocolate, porque ele libera substâncias que relaxam as artérias. Outro aspecto interessante é a melhora da função cerebral, que ocorre porque o alimento tem estimulantes na composição.

Para quem quer emagrecer, ou apenas controlar a vontade de comer, o chocolate é um aliado, pois garante saciedade. Porém, vale notar que, quanto mais cacau o alimento tiver, melhor, porque haverá mais substâncias benéficas e menos açúcar.

Como se percebe, não é à toa que o chocolate é tão querido em todo o mundo. Bom para a saúde física e mental, saborosa e versátil para várias receitas, o alimento é bastante consumido de Norte a Sul do Brasil. Mas, geralmente, o consumo é moderado, e acontece apenas uma vez por semana.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS