Danilo Espindola Catalano
ELEIÇÕES 2022 02/Jul/2022 às 09:01 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro, seus discípulos e a manobra para as eleições

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 02 Jul, 2022 às 09h01
Imagem (Correio Brasiliense)

Danilo Espindola Catalano*

Nas vésperas das eleições, tendo em mente que estamos em uma crise econômica de recessão profunda, que trouxa à tona a volta da necessidade de luta contra a carestia, como havia luta no século passado, partidos como o PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

Sobre a lei, se dispõe: Altera a Emenda Constitucional nº 109, de 15 de março de 2021, para dispor sobre a concessão temporária de auxílio diesel a caminhoneiros autônomos, de subsídio para aquisição de gás liquefeito de petróleo pelas famílias de baixa renda brasileiras e de repasse de recursos da União com vistas a garantir a mobilidade urbana dos idosos, mediante a utilização dos serviços de transporte público coletivo, e autorizar a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a reduzirem os tributos sobre os preços de diesel, biodiesel, gás e energia elétrica, bem como outros tributos de caráter extrafiscal. Está é a PEC 01/2022, que por mais que seja uma medida importante para a população que chora dia a dia com mais de 30 milhões de brasileiros no mapa da fome, como apresenta para nós a Rede PENSSAN.

Tendo em vista o contexto eleitoral no qual o senado aprova tal medida, tem total relação com a campanha do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que não se pode acusar de estar “comprando votos”, mas de que é uma medida, que visa ser uma tentativa desesperada para se manter no poder, ainda pela via democrática. Bastará ao povo, mesmo recebendo, se sancionada a lei de parar de aceitar os “presentes” do governo como vía para a decisão eleitoral ideológica.

Não acredito que seja compra de votos, pois, aquele eleitor que acredita e tem suas ideologias bem estruturadas, não vota em candidato que lhe deu “presente”, mas naquele que ele acredita que fará muito mais do que isso, lhe defendendo e mudando as mazelas de sua vida e da sociedade, neste caso, a brasileira.

Tendo o aludido em mente, é importante estarmos de olho, para tais decisões governamentais neste ano de eleições, pois sabemos que aqueles que querem se manter no poder, não tem escrúpulos de fazer o impensável para vencer as eleições.

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduando em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.


→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS