Redação Pragmatismo
Economia 07/Jun/2022 às 06:39 COMENTÁRIOS
Economia

Carros usados: como escolher? Descubra as vantagens

Publicado em 07 Jun, 2022 às 06h39

Conheça os benefícios dos carros usados para quem deseja economizar no momento da compra e depois

Quais vantagens comprar carros usados
Imagem: Reprodução | Unsplash

Nos últimos anos o mercado automotivo se tornou bastante atraente e interessante com o crescimento da venda dos carros usados das principais marcas presentes no país.

A comercialização de carros usados tem sido importante para a movimentação da economia nesse setor comercial que está em pleno processo de crescimento.

A mudança no comportamento do consumidor se deve aos fatores econômicos como aumento da taxa de juros, inflação e o custo de manutenção de um carro novo.

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO), a média de vendas de carros usados em abril de 2022 cresceu 6,5%.

Muitos consumidores estão buscando alternativas para fechar um acordo e adquirir um veículo em boas condições com um valor reduzido, tornando essa oportunidade de negócio ideal.

O que é preciso considerar no momento da compra?

A compra de um carro sempre gera expectativa, seja ele o primeiro que o motorista terá ou se a pessoa já tem experiência dirigindo outros modelos.

Seja como for, é normal que surjam dúvidas em relação ao processo de compra, como: em que lugar o veículo pode ser comprado? Qual é o melhor modelo? Essas questões são importantes de serem pensadas quando se deseja comprar um carro usado.

Para ajudar na pesquisa do carro que atende as expectativas de cada pessoa é importante estar atento à algumas informações.

Conheça as marcas e modelos de carros

Quais vantagens comprar carros usados
Imagem: Reprodução | Unsplash

A melhor maneira de escolher um automóvel é pesquisar os principais fabricantes do país, e conhecer os modelos e diferentes versões de carros do mercado.

Se o objetivo é comprar um modelo de carro popular, a pessoa pode comparar as diferentes marcas que vendem veículos com desempenho parecido.

Outro ponto que deve ser considerado é a questão da economia do combustível, pois se o veículo for utilizado na cidade ou na estrada, o consumo pode variar bastante.

Escolha do local da compra do carro

Uma missão fundamental para que a negociação e compra de um carro usado seja um sucesso é encontrar um vendedor ou loja de venda de automóveis confiável.

Se for necessário, pesquise várias vezes e dedique mais tempo à análise da aquisição de um veículo usado, dê preferência a uma empresa com referências.

Verifique o histórico do carro

O comprador de um carro usado ou seminovo deve conhecer as condições de conservação do veículo.

Se o carro que a pessoa se interessou passou por muitas manutenções e colisões, um mecânico de confiança poderá identificar essas alterações.

Além disso, as melhores lojas de carros usados emitem certificados que atestam que os carros cumprem com o padrão de qualidade exigido.

Razões pelas quais escolher um carro usado

Quais vantagens comprar carros usados
Imagem: Reprodução | Unsplash

À primeira vista, muitas pessoas devem pensar que a principal razão da compra de um carro usado é somente o valor diferenciado de compra.

O custo reduzido de um carro seminovo em comparação aos modelos 0Km não é o único benefício. Dependendo do modelo, a manutenção também é mais econômica.

A diminuição de despesas pode ser percebida também na taxa do IPVA, já que alguns modelos possuem isenção de pagamento dependendo do ano e do estado onde foi fabricado.

Outro benefício de comprar um carro usado é que ele não sofre tanto o impacto da desvalorização no seu valor como os veículos novos.

As vantagens de adquirir um veículo usado são muitas, sobretudo se os compradores souberem identificar as boas oportunidades de negócio que apareçam. A decisão de comprar um carro usado deve ser feita sempre depois de uma pesquisa detalhada e análise das ofertas no mercado.

Uma dica para auxiliar no processo de escolha é selecionar os modelos de carros usados e empresas que oferecem certificados e garantias de qualidade e segurança. Afinal, o consumidor está em busca de um modelo que atenda às suas necessidades e seja confortável e seguro.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS