Redação Pragmatismo
Religião 04/Jun/2022 às 15:11 COMENTÁRIOS
Religião

Em áudio vazado, padre admite que viveu relacionamento com um homem

Publicado em 04 Jun, 2022 às 15h11

Natal: Padre acabou afastado após a repercussão do áudio. Na época do acontecimento, o homem era noivo e sacerdote com o qual se envolveu celebrou o casamento dele com a esposa pouco tempo depois. Curiosamente, o padre era presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, função em que julgava denúncias contra outros padres e processos de nulidade de casamentos

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Candelária, em Natal (RN), afastou o padre Júlio Cezar Souza Cavalcante, de 51 anos, após um áudio vazado em que ele admite ter se relacionado com um homem. Na gravação, a esposa do homem toma satisfação com o sacerdote.

O relacionamento aconteceu há cerca de 10 anos e o áudio foi gravado em 2019, se tornando público nesta sexta-feira (4). Na época do acontecimento, o homem era noivo e o padre Júlio Cezar celebrou o casamento dele com a esposa pouco tempo depois. Anos mais tarde, ela descobriu o caso e confrontou os dois, gravando o áudio no qual o padre confessa a relação.

Em nota, a Arquidiocese informou que o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento do padre Júlio Cezar Souza Cavalcante para que sejam “apurados os fatos e tomadas as devidas providências”. Avisou também que só ficou ciente da situação após o vazamento do áudio.

“Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades”, explicou a nota.

O padre Júlio Cezar Souza Cavalcante era presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, função em que julgava denúncias contra outros padres e processos de nulidade de casamentos, por exemplo.

O que diz a gravação

A gravação mostra o padre confessando o relacionamento na frente do casal. A história chegou a ficar entre aos assuntos mais comentados do Twitter. Em um dos trechos da publicação, o sacerdote diz que o caso com o rapaz se tratou de uma “fraqueza grande” e que “se arrependeu muito”.

A mulher questiona o fato dele, mesmo tendo tido um relacionamento com o noivo dela na época, ter aceitado celebrar o casamento. O padre responde que tinha um carinho pelo casal, o que é negado pela mulher. O padre ainda comenta que depois desse caso nunca mais teve nenhum relacionamento.

O padre admite que manteve relações sexuais com o marido da mulher “duas ou três vezes”. No entanto, a versão é desmentida pelo homem, que diz que foram “várias vezes”, entre 2010 e 2012.

Os áudios ainda expõem que o homem teria dormido várias vezes na Paróquia a convite do padre. “Você, como um sacerdote, mantém relação sexual com um teoricamente fiel, sabendo que ele está noivo, prestes a casar, você quer que eu ache uma palavra mais amena que orgia?”, provoca a mulher.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS