Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 20/Jun/2022 às 14:46 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Eduardo Bolsonaro é processado por Daniela Mercury após espalhar fake news

Publicado em 20 Jun, 2022 às 14h46

Filho do presidente publicou em suas redes sociais um vídeo em que a voz de Daniela Mercury é adulterada com a frase "Jesus é gay". Eduardo Bolsonaro chegou a apagar a postagem, mas não se livrou do processo

Eduardo Bolsonaro processado Daniela Mercury espalhar fake news
(Imagens: reprodução)

A cantora baiana Daniela Mercury deu entrada, na última quarta-feira (15), numa ação criminal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, também do PL. Na ação, a cantora acusa o parlamentar de difamação após ele publicar, em abril deste ano em suas redes sociais, um vídeo em que a voz de Daniela é adulterada.

No vídeo compartilhado pelo deputado, a voz atribuída à cantora afirmava que Jesus Cristo era gay. Na época, a cantora afirmou que “fake news é crime” e que, aos criminoso, desejava “a lei”. O processo já vinha sendo aguardado.

O deputado apagou a postagem após a repercussão negativa.

O vídeo postado era uma montagem de falas de Daniela durante uma apresentação da artista no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2018, em que ela supostamente falava que Jesus Cristo era “gay, muito gay, muito bicha, muito viado, sim”. No entanto, a cantora se referia ao cantor e amigo Renato Russo.

Durante a apresentação, a cantora criticou a retirada da peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” da programação do evento. O espetáculo tinha como protagonista uma atriz trans, Renata Carvalho, que interpretava Jesus. Na época, a peça foi alvo de protestos.

“Censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo. Isso não pode ser permitido, a nossa Constituição não deixa isso, a nossa Constituição não é a Bíblia. Eu sou de família católica e respeito profundamente, mas a nossa Constituição nos permite sim lidar com símbolos religiosos e falar sobre eles”, disse a cantora.

A artista conta ter falado com Renata Carvalho por telefone e comenta que a atriz estava magoada. Irritada, Daniela diz que as críticas são “maldades”.

“Ela é Jesus Cristo sim. Jesus Cristo, eu sou gay, eu sou lésbica, e daí?”, diz a cantora, que pede que a banda toque “Tempo Perdido”, interpretada por Renato Russo.

“Eu tô precisando de gente que não é careta, po***, tá chato pra car**** esse país de me***. Vai policiar a p*** que pariu (…)”, disse a cantora.

Cantando “Tempo Perdido”, ela brada: “Meu amigo Renato Russo era gay, gay, muito gay! Muito bicha! Muito viado sim!”.

O vídeo da apresentação de Daniela no Festival de Inverno de Garanhuns tem 5 minutos, já o editado, compartilhado por Eduardo Bolsonaro, tinha apenas 19 segundos.

O deputado disse aos seguidores que a suposta fala de Daniela era causada pela “abstinência” da Lei Rouanet. O vídeo divulgado pelo deputado tinha a legenda “O Brasil não merece isso”.

Segundo informações da coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, o caso está na 20ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS