Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 09/Jun/2022 às 14:25 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Brasileiro que morreu na Ucrânia deixou esposa e filha para lutar contra a Rússia

Publicado em 09 Jun, 2022 às 14h25

Obcecado por guerra: gaúcho que foi lutar na Ucrânia deixou filha de 3 anos e esposa no Brasil. "Cuida da nossa bebê quando eu não estiver". Combatentes revelaram que André Hack Bahi foi morto por tropas russas e Itamaraty confirmou a informação

André Hack Hahi
André Hack Hahi (dir) com a bandeira do Brasil

A morte do brasileiro André Hack Hahi, 43, foi confirmada na manhã desta quinta-feira (9) pelo Ministério das Relações Exteriores. O brasileiro estava na Ucrânia integrando a ‘Legião Estrangeira’ e foi morto em combate por tropas russas na cidade de Sieverodonetsk, principal campo de batalha no leste ucraniano.

Letícia Hack Bahi, irmã de André divulgou um áudio atribuído ao comandante da unidade do brasileiro. Segundo ele, André morreu ao ser atingido por tiros dados pelas tropas russas. Foi a primeira morte de um brasileiro na guerra da Ucrânia.

Após morrer ao ser atingido por disparos, o corpo de André foi arrastado por um colega para que fosse retirado da zona de conflito e está em um necrotério na região, segundo a mensagem atribuída ao comandante da unidade.

“O rapaz puxou ele para um ponto de evacuação, já falecido. A notícia que a gente tem é que o corpo está no necrotério pela região. Todas as minhas condolências para a família. A gente também está muito abalado porque a situação foi muito trágica”, disse no áudio o homem que se identificou como comandante da unidade de André.

Em nota, o Itamaraty confirmou a morte. “O Ministério das Relações Exteriores recebeu, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev, confirmação do falecimento de nacional brasileiro em território ucraniano em decorrência do conflito naquele país e mantém contato com familiares para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”, informou a pasta.

A família mora em Porto Alegre, mas disse que os restos mortais devem ser levados para o Ceará, onde mora a companheira de André, mãe da filha caçula dele de 3 anos. “Alguém vai ter que ir lá [na Ucrânia] reconhecer o corpo do meu irmão. Nós vamos deixar as cinzas dele no Ceará”, disse Letícia.

André se formou em Enfermagem em uma universidade do Ceará. Com passagens pelo Exército brasileiro e pela legião estrangeira francesa, deixou o Ceará para morar temporariamente em Portugal antes de se alistar junto às tropas ucranianas. Segundo a família, André tem cinco filhos.

Em meados do mês de março, André Hack foi citado em uma reportagem do Pragmatismo Político que falava sobre a repercussão internacional da ‘blogueiragem’ dos brasileiros na guerra da Ucrânia.

André Hack Hahi

Pai de cinco filhos, a caçula de André Hack Hahi tem apenas três anos, fruto do seu relacionamento mais recente. No último áudio enviado para a esposa, ele pede para a mulher “cuidar da bebê” caso ele não consiga sobreviver à guerra.

De acordo com familiares, um dos sonhos da vida de André era atuar em uma guerra. “Ele era apaixonado por assuntos de guerra. Quando era pequeno, ele adorava uns bonecos pequenos de soldado. Essa paixão continuou conforme ele cresceu”, disse Letícia.

Letícia contou que André chegou a servir no Exército quando jovem. Depois de cumprir seu período no quartel, ele se formou como enfermeiro, mas logo encontrou uma forma de continuar no meio militar.

O apego de André pelo tema era visível em suas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, há diversas fotos dele utilizando fardas e empunhando armas. “A gente tentou convencer ele a desistir dessa ideia de guerra, mas ele sempre foi apaixonado por isso. Era o que ele queria fazer da vida”, diz Letícia.

Riana Maria Andrade Moreira, de 30 anos, esposa de André, contou que na última conversa ele pediu que os dois realizassem uma chamada de vídeo para que pudessem fazer uma captura de tela. “Ele disse: ‘Vamos tirar uma foto juntos. Do jeito que as coisas estão, pode ser nossa última foto’.”

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

André

Recomendações

COMENTÁRIOS