Redação Pragmatismo
Educação 01/Jun/2022 às 14:58 COMENTÁRIOS
Educação

Ator Mário Gomes presta queixa por conta de meme de Jesus em prova do filho

Publicado em 01 Jun, 2022 às 14h58

Bolsonarista Mário Gomes reclama de prova no colégio onde o filho estuda e diz que o adolescente sofreu 'intolerância religiosa'. "Isso aqui é um sacrilégio, uma agressividade contra uma criança e meu filho é católico e temente a Deus". A questão discursiva deixa claro que se trata de um meme

Mário Gomes
Mário Gomes

O ator Mário Gomes não entendeu um meme na prova do filho adolescente e acabou levando o caso para a delegacia na última sexta-feira (27/5). Mário acusa a escola de ‘intolerância religiosa’ por conta de questão discursiva envolvendo a famosa obra do pintor espanhol Diego Velázquez.

Em vídeo postado no Instagram, Mário aparece na delegacia. “Isso aqui é um sacrilégio. ‘Bandido bom é bandido morto’, como se Jesus Cristo fosse algum bandido. Alguém que pregou a paz, que pregou a compreensão, o entendimento entre a pessoas, e aí, a gente está aqui na frente do inspetor, muito atencioso e solidário, e compreendeu completamente a nossa posição, que é uma agressividade contra uma criança e meu filho é católico praticante temente a Deus”, diz o ator.

A questão que despertou a indignação de Mário Gomes cita um meme em que uma reprodução de Cristo Crucificado, do pintor espanhol Diego Velásquez, aparece com a frase “Bandido bom é bandido morto”. A questão deixa claro que se trata de um meme e pede para que os alunos respondam o seguinte questionamento:

“Este é um meme criado a partir da obra “Cristo Crucificado”, do pintor espanhol Diego Velásquez. Considerando o meme, identifique pelo menos um dos três tipos puros de dominação conceitualizados por Weber [jurista Max Weber]. Justifique-se, sempre em termos weberianos”, pede a questão, que vale 3 pontos.

A questão de sociologia cita o jurista Max Weber (1864-1920), teórico que detalhou as críticas a formas de poder, e ainda hoje é muito estudado nas ciências humanas.

Para tentar gerar alcance e repercussão na sua denúncia no Instagram, Mário Gomes marcou os perfis de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Leda Nagle. A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar o caso e disse que todos os envolvidos serão ouvidos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS