Redação Pragmatismo
Saúde 24/Mai/2022 às 08:34 COMENTÁRIOS
Saúde

Médica do Paraná reclama de paciente com infecção urinária e gera revolta nas redes

Publicado em 24 Mai, 2022 às 08h34

CRM-PR abre sindicância para apurar atitude de médica formada há 1 ano que usou rede social para xingar paciente que precisava de atendimento. Postagem motivou discussão sobre ética na medicina e internautas localizaram e expuseram outras publicações da profissional de saúde, também com ofensas a pacientes, inclusive gestantes

médica infecção urinária

Uma médica do Paraná usou as redes sociais no último domingo (23/5) para reclamar de um paciente que procurou ajuda para tratar de infecção urinária. A postagem desencadeou uma discussão sobre ética na medicina.

“Tem que ser muito filho de uma p* para parar no Pronto Socorro à 1 hora da manhã por conta de uma infecção urinária”, escreveu o perfil “Mari Lima”.

O comentário viralizou por outro perfil, que tirou uma captura de tela da publicação de Mari e postou com a seguinte legenda: “Daí você passa mal, vai para o hospital e sua médica é essa daqui”, disse.

Nos comentários da publicação, outros internautas descobriram o perfil no Instagram da médica e o que seria o registro no Conselho Federal de Medicina. De acordo com a apuração, a mulher exerce a profissão no Paraná, mas se formou em uma faculdade particular em Porto Velho, no estado da Rondônia.

Outro usuário do Twitter expôs mais comentários da médica, como uma publicação em que ela reclama de gestantes e de pacientes na UPA durante o fim de semana.

CRM-PR abre sindicância

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) abriu sindicância nesta segunda-feira (23) para apurar a conduta da médica. O conselho justificou que abriu a sindicância a partir de denúncias sobre “comentários desrespeitosos, com pacientes e aos princípios que regem a atividade”.

A médica trabalha como plantonista em uma unidade de pronto atendimento de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por meio de uma empresa terceirizada. O município ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Infecção urinária não pode ser tratada com descaso

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. Particularmente as mulheres são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus.

A condição pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de “cistite”, ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de “pielonefrite”.

A cistite, quando não tratada adequadamente, pode evoluir para pielonefrite e se agravar, podendo levar à sepse (infecção generalizada) e óbito.

Por isso, é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível para a infecção não avançar pelo organismo. “Eu fui na emergência com infecção urinária e o médico me mandou pra casa, no dia seguinte voltei porque não aguentava e estava em choque séptico, fiquei em coma 3 dias e fiz hemodiálise”, desabafou uma internauta. “Minha sogra faleceu de infecção urinária. É algo seríssimo”, comentou outra.

Recomendações

COMENTÁRIOS