Redação Pragmatismo
Lula 10/Mai/2022 às 21:14 COMENTÁRIOS
Lula

Lula é alertado sobre possibilidade de atentado em Juiz de Fora

Publicado em 10 Mai, 2022 às 21h14

Campanha de Lula muda local de evento em Juiz de Fora após alerta sobre possibilidade de atentado. Cidade é a mesma onde ocorreu a facada em Bolsonaro em 2018. Prefeita afirma que a segurança do ex-presidente está garantida

Lula atentado juiz de fora
Lula em BH (reprodução/vídeo)

Em agenda por Minas Gerais desde a última segunda-feira (9), o ex-presidente Lula viaja a Juiz de Fora na próxima quarta-feira (11). A prefeita da cidade, Margarida Salomão, chegou a dizer que a segurança do petista preocupava. Mais cedo, especulações sobre o aviso de um possível ataque e protestos planejados por bolsonaristas agitaram os bastidores e, posteriormente, as redes sociais.

O alerta foi dado por um parlamentar mineiro ao ex-ministro Luiz Dulci, um dos coordenadores da campanha de Lula este ano. Nascido em Minas Gerais, Dulci acompanha o ex-presidente na viagem ao estado nesta semana. A campanha confirmou que o local do evento foi alterado. O anterior foi considerado pequeno diante da expectativa de pessoas que devem comparecer ao ato.

A prefeita de Juiz de Fora culpou a polarização que tem marcado os últimos pleitos no país, mas tranquilizou sobre eventuais riscos da passagem de Lula pelo município. “É lógico que vamos estar empenhados com as forças de segurança, com as quais temos excelentes relações aqui na cidade, para que seja garantido o clima de paz e de harmonia, e que a política possa ser conduzida de forma civilizada. Mas uma pessoa cordial, acolhedora e bem-humorada como o Lula certamente será muito bem-vinda”, disse.

Com muito material antipetista circulando nas redes sociais e após algumas ocorrências isoladas durante os eventos de Lula na segunda-feira (9) em Belo Horizonte, a segurança foi redobrada em Juiz de Fora. Por ser ex-presidente, profissionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), vinculado à Presidência da República, acompanham o petista. A Polícia Federal também tem atuação nos eventos envolvendo o processo eleitoral.

Nas eleições de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma facada durante campanha em Juiz de Fora. Já em Campinas, na última semana, Lula foi alvo de protesto de apoiadores do atual presidente. O veículo que levava o petista foi cercado por um grupo e seguranças precisavam agir, inclusive com o uso de uma submetralhadora. A tentativa de intimidação a Lula foi criticada por outros pré-candidatos, como Ciro Gomes (PDT).

Das cinco eleições que disputou como candidato a presidente da República, Lula perdeu apenas uma vez em Juiz de Fora. Em 1994, quando Itamar Franco deixou o Palácio do Planalto e lançou o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso como seu sucessor, o petista sofreu sua única derrota no município.

Recomendações

COMENTÁRIOS