Redação Pragmatismo
Tecnologia 25/Mai/2022 às 06:22 COMENTÁRIOS
Tecnologia

Saiba o que é uma VPN e aprenda como usar

Publicado em 25 Mai, 2022 às 06h22

Sem VPN a sua conexão com a internet é desprotegida e o seu provedor sabe tudo o que você faz enquanto navega. Entenda como usar uma VPN

Conheça VPN veja porque usar

Apesar de muito falada, será que a população do Brasil sabe o que significa uma VPN? A sigla é a abreviação para Virtual Private Network. Ou, em português, Rede Privada Virtual. Em resumo, a VPN protege a sua conexão de Internet e privacidade online. Ela cria um túnel criptografado para os seus dados, protege a sua identidade, oculta o seu endereço de IP e permite que você use pontos de acesso de Wi-Fi públicos com segurança.

Os hackers têm muitos métodos para roubar seus dados em pontos de acesso públicos, mas ao usar uma VPN o seu tráfego online fica invisível para eles. Utilizando uma VPN para navegar, o seu tráfego é criptografado para que ninguém possa ver o que você faz online. Portanto, Com uma VPN a sua navegação é anônima e não rastreável. Clique aqui para baixar VPN.

Por que usar VPN?

A VPN também é um recurso muito utilizado por empresas que precisam proteger seus dados quando é necessária a comunicação entre pontos remotos e a matriz de tecnologia.

Os provedores de Internet são os responsáveis por configurar a conexão quando um usuário fica online, e, com isso, acabam mantendo rastros das atividades de seus clientes por meio de um endereço IP. Além disso, como o tráfego de rede é roteado pelos servidores do provedor, eles também mantêm registros de todas as atividades online.

Essas informações podem ser compartilhadas com anunciantes, polícia, governo e/ou terceiros e, caso os provedores sejam vítimas de ataques cibernéticos, podem ser vazados para o público. Usando uma VPN, os rastros são disfarçados, assim como o registro de tráfego de rede. Essa conexão, por isso, é uma importante opção para proteção de privacidade de usuários. Além disso, essas conexões também podem ser instaladas em smartphones, ajudando a proteger os aparelhos em pontos públicos de Wi-Fi.

A grosso modo, sem VPN a sua conexão com a internet é desprotegida e o seu provedor sabe tudo o que você faz enquanto navega. Isso acontece porque o seu endereço de IP, que serve para identificar a sua máquina, será fornecido aos provedores e toda a atividade será vinculada a ele. Com uma VPN você mantém seguros o histórico de pesquisa, os arquivos baixados, as atividades online e a geolocalização em um túnel privado.

Tipos de VPN

Existem diversos tipos de VPN e cada uma delas é indicada para um tipo de navegação.

1. As VPNs “comerciais” são as chamadas VPNs baseadas em rede, ou network-based. Estas VPNs são as mais recomendadas para a conexão não somente de dispositivos, mas de diversas redes ao mesmo tempo e são as mais seguras para a conexão de intranets de diferentes unidades de uma mesma empresa.

2. As VPNs “pessoais” são mais recomendadas para uso pessoal, quando o processo engloba somente a conexão de um usuário com uma rede. Essas são as chamadas VPNs baseadas no cliente, ou client-based.

Nos últimos cinco anos, a quantidade de usuários de VPN em todo o mundo mais do que quadruplicou. Em países como Tailândia, Indonésia e China, onde o uso da Internet é restrito e censurado, até um em cada cinco usuários de Internet utilizam uma VPN.

No final das contas, as vantagens de uma VPN são inúmeras e é sempre melhor usar uma VPN do que o contrário. Seus benefícios vão desde segurança online até melhoria da experiência do usuário.

Recomendações

COMENTÁRIOS