Redação Pragmatismo
Saúde 13/Mai/2022 às 16:18 COMENTÁRIOS
Saúde

Alergia à água: doença rara leva pessoas a evitarem banhos

Publicado em 13 Mai, 2022 às 16h18

Alergia à água: entenda doença rara que leva pessoas a evitarem banhos. Problema afeta uma a cada 200 milhões de pessoas e provoca grandes limitações ao cotidiano como, por exemplo, não poder chorar ou tomar suco

Alergia água doença rara leva pessoas evitarem banhos
Abigail Beck

Há um ano, Abigail Beck, 15 anos, não bebe água. Atividades simples, como tomar banho ou beber um copo de suco, são verdadeiras torturas para a adolescente de Tucson, no Arizona, nos Estados Unidos, que descobriu ser alérgica à água.

Ela foi diagnosticada no último mês com urticária aquagênica, uma doença extremamente rara, que afeta apenas uma em cada 200 milhões de pessoas. Quando a pele desses pacientes entra em contato com a água, fica recoberta de manchas vermelhas e feriadas dolorosas.

Minhas próprias lágrimas fazem meu rosto ficar vermelho e queimar muito. Quando eu choro, dói. As lágrimas são uma das piores partes disso, porque quando você chora, suas lágrimas não deveriam queimar sua pele”, desabafou a jovem ao jornal britânico Daily Mail.

No caso de Abigail, as reações adversas à água começaram em 2019. Ela lembra que não era levada à sério quando reclamava, até que o problema se tornou mais grave.

Demorei muito tempo para ser diagnosticada. A alergia progrediu lentamente e começou a piorar com o tempo. Quando chovia, doía muito, parecia ácido, então perguntei à minha mãe se a chuva parecia ácida para ela e ela disse que não”, recordou.

Desde então, ela passou a evitar tomar banhos – hoje a frequência é de um a cada dois dias – e começou a tomar anti-histamínicos e esteroides para combater as reações.

Vinho faz bem à saúde? Relatório questiona benefícios da bebida

Para ela, beber água provoca ânsia de vômito e, por isso, adotou energéticos e suco de romã, que contêm menos água em suas composições, para se hidratar.

Eu vomito se bebo água, meu peito dói muito e meu coração começa a bater muito rápido. Tenho que verificar os rótulos, mas tudo neste mundo tem água. A última vez que bebi água foi há um ano”, contou.

Alergia água doença rara leva pessoas evitarem banhos
Imagem: iStock

A causa da urticária aquagênica não é definida. Os médicos dizem que a causa não é genética.

Com Metrópoles

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS