Redação Pragmatismo
Racismo não 04/Abr/2022 às 11:44 COMENTÁRIOS
Racismo não

Quem é a mulher que agrediu uma cozinheira negra em prédio de luxo em SP

Publicado em 04 Abr, 2022 às 11h44

Moradora de condomínio de luxo agrediu cozinheira após chamá-la de “negra esquisita”. O crime aconteceu em uma das áreas mais nobres de SP e foi registrado por câmeras de segurança. Vítima recebeu socos, joelhadas, puxões de cabelo e teve a cabeça batida contra a parede. O nome da agressora é Patrícia Brito Debatin

cozinheira negra agredida sp
Patrícia Brito Debatin agride trabalhadora negra em prédio de luxo em SP

Uma moradora de um prédio de luxo foi flagrada agredindo uma cozinheira após chamá-la de “negra esquisita”, na rua Oscar Freire, no bairro Jardins, área nobre de São Paulo.

A mulher acusada de agressão e injúria racial é Patrícia Brito Debatin. Pelas imagens, é possível ver ela empurrar a vítima até a porta de vidro da recepção para entrar no prédio e retornar ao apartamento.

A vítima se chama Eliane Aparecida de Paula. Ela esperava sentada no hall de entrada a chegada de um transporte para retornar para casa quando foi chamada de “negra esquisita” e agredida com puxões de cabelo, joelhadas e teve a cabeça batida contra a parede.

“Ela virou para mim assim: que negra esquisita, que mulher esquisita, o que ela está fazendo aí? Ela já me aborda nesse tom”, narrou Eliane. Após informar à moradora que ela estava cometendo um ato de racismo, a cozinheira foi empurrada e decidiu ligar para a polícia.

Quando a cozinheira estava ligando para a Polícia, a moradora Patrícia Brito Debatin intensificou as agressões e espancou violentamente a vítima. Patrícia foi contida por um homem que apareceu no local.

O caso aconteceu em 22 de outubro de 2021, mas a investigação só foi iniciada na última quinta-feira (31). Eliane havia pedido as imagens da câmera da portaria imediatamente, mas elas só foram liberadas agora, cinco meses depois, por ordem da Justiça.

O advogado de Eliane vai entrar com uma ação criminal contra a agressora por injúria racial e lesão corporal. “É extremamente importante que a Justiça demonstre para essa pessoa que efetivamente praticou os fatos e para toda a sociedade que esse tipo de crime é devidamente investigado, que esse tipo de crime não ficará impune”, disse o advogado Theodoro Balducci.

Injúria racial é ofender alguém com base na sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. O Código Penal, em seu artigo 140, descreve delito de injúria na conduta de ofender a dignidade e prevê pena de 1 a 6 meses de reclusão ou multa.

Eliane ainda tenta superar o trauma. Quando vai ao endereço de outros clientes, sente medo. “Já aconteceu de eu pedir para o cliente me buscar lá embaixo porque eu tenho dificuldade de subir. Medo de alguém, de algum branco que tem dificuldade de aceitar a pessoa que eu sou e me agredir”, disse.

Recomendações

COMENTÁRIOS