Redação Pragmatismo
Economia 27/Abr/2022 às 06:18 COMENTÁRIOS
Economia

Indicadores técnicos: perceba a importância para os investidores

Publicado em 27 Abr, 2022 às 06h18

Existem inúmeros indicadores, entre os quais o MACD e o RSI, que têm como base algoritmos matemáticos que os investidores utilizam para analisar o passado e antecipar tendências e padrões futuros de preços

Indicadores técnicos perceba importância investidores
Imagem: ilustrativa

Os indicadores técnicos são ferramentas úteis para qualquer trader, independente da sua estratégia, seja de longo ou curto prazo, mas é uma ferramenta indispensável para os Day Traders – pessoas que negociam numa base diária, evitando manter posições por mais tempo.

Existem inúmeros indicadores, entre os quais o MACD e o RSI, que têm como base algoritmos matemáticos que os investidores utilizam para analisar o passado e antecipar tendências e padrões futuros de preços.

Tal como os economistas precisam de rastrear dados econômicos, relatórios anuais ou outras medidas de lucratividade das empresas, os investidores confiam em gráficos e indicadores técnicos para ajudar a interpretar os movimentos dos preços do mercado.

Motivos para usar indicadores técnicos

1. Alertar – os indicadores técnicos conseguem alertar quando surgem oportunidades (ou risco acrescido) através das movimentações de mercado – uma análise que seria humanamente impossível;
2. Confirmar – através da combinação de vários indicadores é possível confirmar tendências;
3. Prever – os indicadores fazem com que seja possível parte do que vai acontecer no mercado (obviamente existem variáveis externas – como eleições, guerras, etc – que não são consideradas)

Tipos de indicadores

Existem vários tipos de indicadores que podem ser classificados de várias maneiras, de acordo com o que estiver sendo monitorado. Normalmente os indicadores são classificados em quatro categorias:

● Indicadores de tendência – que monitoram a tendência dos preços, ajudando a entender se a entender se pode haver uma reversão de preço ou se a tendência é forte e a subida se irá manter;
● Indicadores de momentum – um modelo mais avançado de indicador de tendência, que para além de entender a força da tendência do preço, ajuda a determinar se o ativo está em sobrecompra ou sobrevenda;
● Indicadores de volume – um tipo de indicador complementar aos anteriores que usa o volume de operações e a frequência com que os ativos são transacionados;
● Indicadores de volatilidade – provavelmente o tipo de indicador mais comum (por ser relativamente simples) que mede o desvio do preço em relação à sua média, dando a entender se o preço do ativo está oscilando muito ou não.

Indicadores mais utilizados

Dado os vários tipos de indicadores e a natureza deles, é pouco provável que se utilize apenas um, sendo que acabam por se completar transmitindo informações diferentes. Contudo, o tipo de indicador mais comum visto como essencial por parte da grande maioria dos investidores são os de momentum.

Desses, o Índice de Força Relativa (RSI) e a Média Móvel de Convergência e Divergência (MACD) são os dois indicadores mais populares. O indicador MACD é um dos melhores indicadores de análise técnica, utilizado pela grande maioria dos traders.

O indicador MACD fornece informações sobre tendências e momentos e na maior parte das vezes é combinado com outros indicadores. A combinação mais comum é o MACD e o RSI.

A análise do histograma da análise MACD (gráfico gerado pelo indicador) é relativamente simples. Com base nas movimentações o trader consegue entender se deve abrir uma posição de compra ou de venda.

Como o indicador RSI complementa muito bem o indicador MACD se os dois indicadores vão na mesma direção e indicando uma boa oportunidade para abrir uma posição, a decisão será tomada com mais confiança.

Conclusão

Os indicadores técnicos são uma ferramenta essencial para ajudar os investidores a estarem alertas, a confirmar e a prever oportunidades de mercado de uma forma macro.

Dado a quantidade de indicadores que existem, a grande maioria dos investidores foca-se nos indicadores MACD e RSI por serem os mais eficientes e cobriram grande parte das variáveis quando combinados.

Apesar de serem ferramentas com base matemática sólida e com grau elevado de confiança, apenas controlam a parte de mercado – ou seja, procura e oferta, volatilidade com base no histórico, entre outros – o que faz com que não façam o trabalho todo e continua a ser necessário uma atenção a fatores externos assim como uma formação e educação constante por parte do investidor.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS