Redação Pragmatismo
Economia 30/Abr/2022 às 08:38 COMENTÁRIOS
Economia

Gestantes e mães são as que mais sofrem no Brasil atual

Publicado em 30 Abr, 2022 às 08h38

O Projeto Brilha Gestante começou em julho de 2021 com o propósito de acolher, amparar e dar assistência a gestantes e puérperas de baixa renda da cidade de São Gabriel do Oeste - MS

Gestantes mães mais sofrem Brasil atual economia
Imagem: July Portioli

O cenário brasileiro pós pandemia é assustador. São milhões de pessoas passando fome e outras milhões que não têm o suficiente para fazer ao menos três refeições por dia.

Em São Gabriel do Oeste – MS, não é diferente. Apesar da cidade ser considerada rica por ser uma das maiores produtoras de grãos e suínos do país, a fome está presente em muitas casas.

A situação das gestantes e puérperas é ainda pior. Aquelas que não perderam o emprego durante a pandemia, não conseguem sustentar a casa somente com o salário maternidade ou outro auxílio. Geralmente, estas mulheres já têm outros filhos e é praticamente impossível sustentar todos com um emprego (do companheiro ou dela própria).

A exclusão social e a fome são o começo do problema para mulheres que, muitas vezes, não são tratadas com o mínimo de dignidade. A violência passa por dentro de casa, pelos consultórios médicos e até mesmo pelos hospitais. São mulheres que enfrentam preconceitos, racismo e, principalmente, indiferença. A violência as atinge de todas as formas.

Saiba mais: Mulheres são as mais impactadas pelas desigualdades na América Latina

Após uma experiência pessoal de gestação, uma jornalista e sua mãe criaram um projeto social para auxiliar outras mães. Assim surgiu o Projeto Brilha Gestante.

O Projeto Brilha Gestante começou em julho de 2021 com o propósito de acolher, amparar e dar assistência a gestantes e puérperas de baixa renda da cidade de São Gabriel do Oeste – MS.

Dar assistência a uma gestante é ir além de comprar fraldas descartáveis ou doar roupas usadas. Essas mulheres estão sensibilizadas e sofrem, além das dificuldades comuns às grávidas, com a exclusão social.. Estar à margem da sociedade é um problema enfrentado por milhões de mulheres e a gestação aumenta exponencialmente suas dificuldades.
Alguns dos principais problemas encontrados pelas coordenadoras do projeto são: falta de informação sobre procedimentos médicos e acompanhamento da gestação, locomoção das casas até as unidades de saúde/hospitais, violência obstétrica, falta de itens de higiene para o bebê e para a mãe, falta de rede de apoio quando o bebê nasce, dificuldade para solicitar auxílio maternidade ou outro auxílio que tenha direito e, principalmente, falta de alimentos suficiente para a gestante e família.

O Projeto é voluntário e sem fins lucrativos. A equipe conta com o apoio de profissionais de várias áreas, dentro e fora de São Gabriel do Oeste. Até o momento, a equipe é formada por advogadas, enfermeiras, médicas, contadoras, costureira, terapeuta, jornalista, entre outras.

Gestantes mães mais sofrem Brasil atual
Imagem: July Portioli

Durante estes nove meses de Projeto, foram atendidas mais de 40 famílias. Algumas necessitam apenas de comida, então são enviadas cestas básicas e alimentos complementares para gestantes e crianças como frutas, leite, carne e ovos. Outras precisam de roupas, eletrodomésticos ou apenas de orientação, pois estão com dificuldades na gestação. Os casos mais graves que envolvem violência contra a mulher ou problemas de saúde são acompanhados por outros profissionais, inclusive do município.

Para ajudar o Projeto, doe pelo PIX: [email protected]

Entre no perfil para saber mais maneiras de ajudar!

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS