Delmar Bertuol
Colunista
ELEIÇÕES 2022 07/Abr/2022 às 17:19 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

O braço do Lula

Delmar Bertuol Delmar Bertuol
Publicado em 07 Abr, 2022 às 17h19

Esqueçam as conquistas trabalhistas e mudanças sociais que ele promoveu. Foquem no bíceps. Um homem com um braço desses, merece ser presidente do Brasil de novo

braço Lula alckmin trabalhistas eleições
Imagem: Ricardo Stuckert

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

Não sei vocês, mas eu vou votar no Lula nas próximas eleições. Independente de quem for seu vice. A princípio, será o Geraldo Alckmin (nunca critiquei. Mentira).

Mas o momento nos exige ainda mais concessões e negociações políticas. Pragmatismo. Não confundir com fisiologismo, embora o perigo tênue de cair em.

Nos governos petistas, iniciado e idealizados por ele, Lula, o Brasil mudou para melhor. Os pobres mudaram para melhor. Tiveram acessos. Muitos pobres deixaram de ser pobres. Dia desses ainda discutia com um bolsonete cuja única convicção era a desonestidade de Lula (ele só não conseguiu provar): perguntei se ele tinha como negar que a população mais pobre finalmente pôde sair do aluguel, frequentar boas universidades públicas e privadas (e ressalto o boas universidades, não a popularização da educação superior com cursos EADs de duvidosas qualidades, empresas vendedoras de diplomas, tão somente), comer melhor, viajar e, o que é mais importante para o brasileiro: trocar de carro. Alguns tiozinhos assalariados de quarenta puderam finalmente financiar uma SUV para disfarçar a calvície iminente e reforçar sua sensação de masculinidade.

O colega-opositor de debate não pôde contestar. Só lhe restou garantir que não interessava isso. Lula é ladrão e pronto. Ele alegou que o sistema Judiciário tinha lhe imputado culpa na primeira e na segunda instâncias. Ao que eu respondi que esse mesmo sistema judiciário o absolveu por imperfeito e sem provas o rito processual. Ao que ele não se deu por vencido, acusando o sistema judiciário de corrupto. Ao que me senti cercado argumentativamente.

Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol

Sou um egocêntrico assumido. Não consigo votar pensando no interesse da classe empresarial e dos banqueiros. Egoísta e não investidor na Bolsa com o dinheiro que não me sobra, penso sempre que o salário dos trabalhadores deve ser prioridade aos dividendos da empresa.

E foi com programas governamentais que consegui casa própria, fazer faculdade e comprar um carro. Sedã um-ponto-seis com ar-condicionado e direção hidráulica. Não precisava de outro. Com menos de trinta, esbanjava cabelo e testosterona. Agora, porém, que me aproximo dos quarenta e já tenho entradas na cabeça, não vislumbro a possibilidade de comprar um esportivo potente pra elevar minha autoestima. Perdemos o poder de compra. Nosso acesso ao consumo está restrito. Mas os dividendos estão sendo pagos.

Bolsonaro não gosta de gente, não gosta de povo. Ele só gosta de arma (que nem sabe utilizar), militares e apologia a cristianismos que de cristão nada têm. No plano econômico deste governo, não há preocupação com o bem-estar dos trabalhadores, com o acesso à cultura, à diversão, ao conhecimento. Só há tecnicismos e preocupação com os donos das empresas, não com quem nelas trabalham.

Eles não enxergam o óbvio: sem consumo de massa, a economia não gira. Preocupam-se tanto com a garantia dos lucros e a retirada de direitos, que não se dão conta de que são justamente esses direitos dos mais pobres que garantem os lucros dos mais ricos. Mas esperar que percebam o lógico não é lógico para um governo sem lógica.

Por tudo isso, vou de Lula.

Lamento ter que votar no Lula. Esperava que a esquerda progressista tivesse outro nome forte. Mas não há. (aqui outra mentira. Não lamento votar no Lula. Adoro votar nele porque lhe sou um fã. Mas é bem verdade que lamentavelmente a esquerda não foi capaz de produzir uma boa alternativa a ele).

Ciro Gomes me parece um bom nome. Mas não tem a estatura política do Lula. E, ao lhe atacar, ficou ainda menor. Isto lamento com franqueza: Ciro e Lula poderiam estar num mesmo governo. Aliás, o hoje publicitário do Ciro, João Santana, ex-marqueteiro do próprio PT, defendeu a ideia de que o ideal era que Lula fosse vice dalguém.

Outros nomes da terceira via não emplacam e/ou desistem e/ou não assumem com certeza a candidatura. Vão só tomar tempo nos debates (Bolsonaro irá?) ou aparecer midiaticamente para uma futura eleição, em que novamente sairão derrotados.

Mas se tudo isso não lhe convenceu de que Lula é a melhor opção para o “Brasil ser feliz de novo” (nunca um slogan antigo caiu tão bem), vou dar um derradeiro e último argumento:

Circula nas redes sociais uma foto do Lula fazendo exercícios. Musculação, para ser mais exato. Exercício de bíceps (braço) pra ser ainda mais específico. Nossa Senhora do Supino Invertido. O homem tá com o braço gigante. Acho que nem o deputado Daniel Silveira, aquele bombadão que chorou na prisão e dormiu no Congresso pra não usar tornozeleira eletrônica, tem o braço tão grande.

Lula, com mais de setenta, tá esbanjando saúde, beleza e força.

Acorda às cinco pra malhar. Já estava com as pernas de fazer inveja a jogador de futebol. Agora exibe os braços de boxeador. Na próxima, mostra o peitoral trincado. Nossa Senhora do Agachamento com Barra, que homem, gente.

Esqueçam as conquistas trabalhistas e mudanças sociais que ele promoveu. Foquem no bíceps. Um homem com um braço desses, merece ser presidente do Brasil de novo.

*Delmar Bertuol é professor de história da rede municipal e estadual, escritor, autor de “Transbordo, Reminiscências da tua gestação, filha”

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS