Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 19/Mar/2022 às 12:17 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

"Vitória de Lula traria mais confiança", diz um dos maiores investidores do mundo

Publicado em 19 Mar, 2022 às 12h17

Considerado o 'guru' dos mercados emergentes, norte-americano Mark Mobius diz que os investidores estrangeiros devem se mostrar mais receptivos a uma vitória de Lula na eleição presidencial brasileira: "Lula tem um programa bastante ambicioso de investimentos e traria mais confiança do que Bolsonaro"

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o gestor norte-americano Mark Mobius avalia que o mercado brasileiro apresenta boas perspectivas de crescimento mesmo em um cenário de alta dos juros.

Considerado o guru dos mercados emergentes, Mobius acredita que os investidores estrangeiros devem se mostrar mais receptivos a uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ante o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais no final do ano.

Confira trechos do que disse Mobius:

Vejo o mercado brasileiro com boas perspectivas neste momento. Os investimentos no país tiveram uma performance melhor do que os pares nos últimos meses, e talvez a razão para isso seja pela expectativa dos investidores de que o Lula vença as eleições. É preciso lembrar que, na época em que Lula foi o presidente, os mercados costumavam ter uma performance bastante positiva.

Neste momento eu diria que a vitória do Lula seria o resultado mais bem recebido pelos mercados, porque provavelmente ele traria uma confiança maior aos investidores estrangeiros e porque ele tem um programa bastante ambicioso de investimentos, o que provavelmente traria um impulso para os ativos brasileiros de forma geral. Então provavelmente a vitória do Lula seria um cenário mais positivo para os mercados no Brasil.

Eleições 2022

Nesta semana, Lula afirmou que tem “preocupação” com a possibilidade de ser assassinado durante a campanha para a Presidência da República em 2022.

“Todo mundo sabe o tipo de político que é Bolsonaro. O cidadão que não é capaz de fazer um gesto pela educação, de fazer um gesto para combater a covid, o presidente que não gosta de sindicato, mulheres, quilombolas, negros, estudantes. Ele só gosta de violência, o negócio dele é relação apodrecida com uma parte dos milicianos que, quem sabe, foram quem mataram a Marielle”, disse Lula.

“Eu tenho preocupação, mas como sou uma pessoa de muita fé, eu sinceramente acho que o que vai acontecer é que o povo brasileiro vai restabelecer a democracia nesse país, será a morte política de Bolsonaro pelas mãos dos eleitores”, acrescentou.

Segundo a nova pesquisa Quaest, Lula segue na liderança da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto. Bolsonaro variou apenas dentro da margem de erro, dois pontos para cima, alcançando 26%.

Já a pesquisa PoderData mostrou Lula com 40%, enquanto Bolsonaro tem 30%. Na pesquisa anterior, Lula tinha o mesmo desempenho e o presidente marcava 32%. A variação de Bolsonaro se dá dentro da margem de erro.

Recomendações

COMENTÁRIOS