Redação Pragmatismo
Mundo 01/Mar/2022 às 16:32 COMENTÁRIOS
Mundo

Ucrânia admite que soldados de ilha isolada não morreram

Publicado em 01 Mar, 2022 às 16h32

Soldados ucranianos que teriam insultado russos na Ilha das Serpentes estão vivos. Há alguns dias, presidente da Ucrânia divulgou vídeo nas redes afirmando que os "combatentes não se entregaram" e "por isso foram mortos". O mandatário disse que os soldados seriam condecorados com medalha de heróis póstumos da Ucrânia

Ilha das Serpentes
Ilha das Serpentes

Uma pequena ilha no Mar Negro (Ilha das Serpentes) foi palco de um dos episódios que demonstram como funcionam as estratégias de propaganda de guerra em tempos de internet.

Há alguns dias, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apareceu em vídeo afirmando que a ilha tinha sido alvo de bombardeios por um navio de guerra russo.

Nas imagens, Zelensky, que é ator e comediante, aparenta estar emocionado ao anunciar que 13 guardas morreram defendendo a ilha. Zelensky disse ainda que eles seriam homenageados com uma medalha dada a heróis póstumos da Ucrânia: “Eles morreram defendendo o seu posto o tanto quanto puderam”.

A imprensa europeia ajudou a dar holofotes ao assunto quando divulgou um suposto áudio de um suposto navio de guerra da Rússia com a seguinte mensagem aos ucranianos:

“Este é um navio de guerra militar. Este é um navio de guerra militar russo. Sugiro que você deponha suas armas e se renda para evitar derramamento de sangue e baixas desnecessárias. Caso contrário, você será bombardeado”.

Ainda no áudio divulgado pela imprensa europeia, militares da Ucrânia retrucam depois da suposta ordem de rendição dos russos e respondem: “Go fuck yourself” (ou, ‘vá se foder’, na tradução livre).

Depois que o áudio foi divulgado, a remota ilha do Mar Negro se tornou um tópico importante nas mídias sociais, com algumas pessoas postando o palavrão final dos guardas ucranianos em seus perfis em solidariedade à Ucrânia. O episódio foi visto como um fato importante de mobilização da opinião pública em favor da Ucrânia.

A Rússia nunca confirmou ter lançado um bombardeio contra a Ilha das Serpentes. “Os ucranianos se renderam e não foi necessário o uso da força”, informou Moscou.

Nesta segunda-feira (28/2), o Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia foi obrigado a admitir que os soldados estão vivos. “Estamos muito felizes por saber que os nossos irmãos estão vivos e bem”, afirmou o ministério.

As autoridades ucranianas insistiram que o áudio amplamente divulgado é verdadeiro, mas que a Marinha russa utilizou um outro canal de comunicação internacional para prosseguir com as negociações.

O Ministério da Ucrânia alega que, na continuação da negociação, os russos afirmaram: “as chances de sobrevivência são zero. Pense em seus filhos, seus entes queridos que precisam de você e amam você, esperando por você em casa vivo e bem”.

Recomendações

COMENTÁRIOS