Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 05/Mar/2022 às 11:23 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

"Sou homem para assumir que errei, mas é preciso entender contexto", diz Mamãe Falei

Publicado em 05 Mar, 2022 às 11h23

Nenhuma novidade: As desculpas do deputado 'Mamãe Falei' sobre os áudios repugnantes vazados ficaram dentro do padrão que se esperava. Quase 24 horas após as mensagens, MBL mantém silêncio oficial sobre o episódio. "Esses moleques nunca ficaram tanto tempo calados", diz um deputado

Arthur do Val
Arthur do Val

O deputado estadual Arthur ‘Mamãe Falei’ do Val, pré-candidato do Podemos ao Governo de São Paulo, disse neste sábado (5) que os áudios repugnantes que enviou sobre mulheres ucranianas foram um “erro num momento de empolgação”, mas buscou desvincular suas falas do teor da viagem feita à Ucrânia.

“Foi errado o que eu falei. Não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro num momento de empolgação. Mas é um áudio privado… é um áudio privado”, afirmou Arthur do Val ao chegar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Ele disse que não teve tempo no país nem para tomar banho e, embora tenha admitido que suas afirmações foram descabidas, disse ser preciso avaliar em qual contexto.

“Estou há três dias sem tomar banho. Eu fui [à Ucrânia] para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou foi a de que eu fui fazer outra coisa. Se as pessoas quiserem me julgar pelo meu áudio, acho que as pessoas têm esse direito. Só peço que as pessoas entendam o contexto”, disse.

Nos áudios, Arthur do Val diz que as ucranianas são “fáceis” de pegar por serem pobres — e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”. “Se elas cagarem, você lambe o c* delas”, disse o parlamentar.

Ainda nos áudios, Arthur se diz frustrado por não ter ‘pegado’ ninguém e garante: “Preciso voltar para cá!”. O deputado também sugere que as refugiadas são interesseiras e fala sobre as estratégias.

As reações nas redes foram de indignação. “Se aproveitar de uma situação dessas para falar de ‘pegar’ mulheres loiras? Maridos, filhos, irmãos, namorados dessas mulheres morrendo e o deputado pensando nisso? Lamentável, enterrou a vida pública”, publicou um internauta.

“Como que esse parlamentar, bancado pelos nossos impostos, fala isso de mulheres que claramente estão vulneráveis nesse momento tão terrível que a Ucrânia passa. Isso escancara o quanto alguns homens se aproveitam de mulheres que vivem momentos difíceis em suas vidas. Enfim, que nojo”, escreveu outra.

“Se valer da vulnerabilidade das pessoas numa guerra mostra o caráter desse indivíduo. E agora fica a seguinte questão: qual o objetivo mesmo dessa viagem?”, questionou mais uma.

Até mesmo aliados antigos de Do Val se sentiram forçados a criticá-lo. “As declarações são deploráveis e injustificáveis. É difícil acreditar que um ex-colega de movimento se colocou nessa situação. Não há nada a fazer a não ser repudiar a integralidade da sua fala”, disse o vereador Fernando Holiday, ex-membro do MBL.

Quase 24 horas após o episódio, o próprio MBL (Movimento Brasil Livre) mantém silêncio. Kim Kataguiri e Renan Santos, coordenadores do grupo, não publicaram nada. “Esses moleques nunca ficaram tanto tempo calados”, disse o deputado Douglas Garcia.

SAIBA MAIS:

Recomendações

COMENTÁRIOS