Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 10/Mar/2022 às 10:12 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

“Se o estupro for inevitável, divirta-se”, diz político conservador

Publicado em 10 Mar, 2022 às 10h12

Candidato conservador dos EUA faz declaração repugnante: “Tendo três filhas, digo a elas: ‘Se o estupro é inevitável, você deve apenas deitar e se divertir”. Uma das meninas chegou a pedir para que as pessoas não votem no seu pai

Robert Regan
Robert Regan

Um candidato de direita à Câmara de Michigan fez declarações asquerosas sobre o estupro de mulheres que repercutiram nesta semana nos Estados Unidos. As informações são do NY Post.

“Tendo três filhas, digo a elas: ‘Se o estupro é inevitável, você deve apenas deitar e se divertir'”, afirmou Robert Regan, que é filiado ao Partido Republicanos e apoiador de Donald Trump.

A polêmica ocorreu em uma transmissão ao vivo no Facebook, domingo (6), quando Regan debatia os resultados da eleição presidencial de 2020 e da recente eleição para a Câmara estadual. A live foi promovida pela Rescue Michigan Coalition, um grupo conservador que defende a tese de fraude na contagem de votos contra o republicano.

O comentário de Regan provocou uma forte reação de uma das outras convidadas do programa, Amber Harris, que classificou a fala como “vergonhosa”. E o rebateu: “Tenho um conselho para dar às suas filhas: não façam isso”, disse Harris. “Elas devem lutar o tempo todo.”

O apresentador Adam de Angeli transpareceu ter dificuldades para conduzir a conversa após o repúdio por parte de Harris e apontou que o programa teria que ser encerrado às pressas. “Provavelmente não teremos muito mais tempo depois do que Robert disse”, comentou De Angeli.

Em entrevista à emissora XWYZ, o mediador do debate tentou minimizar a gravidade do discurso de Regan e afirmou que o republicano se enrolara com as palavras. Segundo ele, o que o republicano quis dizer foi que “contestar a eleição seria como dizer a suas filhas para se deitarem e curtirem o estupro”, comentou ele. “Não foi a melhor analogia.”

Depois que o vídeo da transmissão se tornou viral, muitos norte-americanos criticaram a fala de Regan e recordaram outros posicionamentos do político contra as mulheres. Eles trouxeram à tona novamente um post no Instagram de 2021, no qual Regan afirmou que o feminismo é um “programa judaico para degradar e subjugar homens brancos”.

Outro episódio que também ressurgiu para impulsionar a polêmica envolve as três filhas de Regan, que em 2020 pediram aos eleitores para não apoiarem a candidatura do pai para à Câmara estadual.

“Se você está em Michigan e tem mais de 18 anos, pelo amor de Deus, não vote no meu pai para deputado estadual. Diga a todos”, escreveu Stephanie Regan, em um post que teve forte reverberação na época.

Os comentários de Regan também atraíram críticas de republicanos e democratas, com o co-presidente do Partido Republicano de Michigan, Meshawn Maddock, chamando-os de “ofensivos e decepcionantes”.

Recomendações

COMENTÁRIOS