Redação Pragmatismo
Saúde 14/Mar/2022 às 09:37 COMENTÁRIOS
Saúde

Professora e militante histórica precisa de ajuda para custear tratamento de saúde

Publicado em 14 Mar, 2022 às 09h37

Vera Lúcia está internada há mais de um mês, diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Professora militante histórica precisa ajuda custear tratamento saúde
Vera Gomes

Grace Vasconcelos, Termômetro da Política

A sindicalista, professora e militante histórica do Partido dos Trabalhadores (PT), Vera Gomes, está internada há mais de um mês, diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que resulta em dificuldade para respirar e na realização de atividades simples.

Vera, que concorreu em 2020 para o cargo de vereadora da cidade de Olinda (PE), ainda apresenta desorientações e tem dificuldade para se manter em pé, o que levou os médicos a investigarem outras causas. O relato é feito por sua filha, a cineasta e radialista Cynthia Falcão, e divulgado nas redes sociais.

Segundo sua filha, ela está internada devido a uma pneumonia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o IMIP, em Pernambuco. Cynthia também afirma que a sindicalista não tem condições financeiras de pagar um plano de saúde.so

Em vídeo, a filha pede por contribuições e lista as necessidades que Vera Gomes precisa, como cuidadora, fisioterapia ou terapia ocupacional, medicamentos e oxigênio. Confira o relato:

Prezados/as,

Para quem não me conhece, meu nome é Cynthia Falcão, eu sou realizadora audiovisual e radialista. Sou filha de Vera Gomes e o objetivo deste é que seja endereçada às pessoas a que conhecem, mas, se por acaso chegar quem não sabe quem é, Vera Gomes é uma mulher negra, pernambucana, professora, que tem a sua história pessoal atrelado a história da redemocratização e do sindicalismo Brasileiro.

Hoje, 9 de março 2022, coincidência ou não, um dia após o dia internacional da mulher, faz um mês que ela passou muito mal e foi hospitalizada.

Ela tem uma doença chamada DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que faz com que tenha dificuldade de respirar e maior risco para contrair infecções graves no pulmão.

Devido à uma pneumonia, precisou ficar internado e ainda não teve alta. Chegou inclusive a ficar alguns dias na UTI.

No momento encontra-se hospitalizada no Hospital IMIP, ainda com desorientações, não consegue ficar muito tempo em pé e por isso não está caminhando. Os médicos estão investigando quais as possíveis causas além da depilação.

Apesar de imensa dedicação ao serviço público e as causas progressistas e populares, e aposentada, não tem condições de pagar um plano de saúde, demandas que uma mulher de quase 77 anos e com seu histórico de saúde, não podia deixar passar.

Então ela precisa da ajuda para enfrentar mais essa batalha com o mínimo de dignidade e reconhecimento. Está sendo muito difícil vê-la assim, não só pelos impactos da doença, mas por uma sensação de abandono, de apagamento da história e da importância dela ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, estamos confiantes de que receberá apoio necessário para passar por esta fase da melhor maneira possível.

Segue a chave Pix para contribuições e lista do que está precisando no momento
Chave Pix – celular 81999168791

O que precisará?

Cuidadora
T.O/Fisioterapia
Medicamentos
Possibilidade de oxigênio
Plano de saúde

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS