Redação Pragmatismo
Mundo 07/Mar/2022 às 11:34 COMENTÁRIOS
Mundo

Pesquisa mostra que 56% dos brasileiros têm imagem negativa sobre a Rússia

Publicado em 07 Mar, 2022 às 11h34

Maioria dos brasileiros tem imagem negativa da Rússia na guerra, diz pesquisa. O levantamento comparou a avaliação dos grupos que apoiam, rejeitam ou são neutros, e também apurou como os brasileiros avaliam a China e os EUA

guerra rússia eua ucrânia china

Uma pesquisa realizada entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março pelo instituto PoderData mostra que a maior parte dos brasileiros tem uma imagem negativa da Rússia na guerra contra a Ucrânia.

São 56% os que disseram ter uma imagem negativa sobre o país, contra 6% que disseram ver o país liderado por Vladimir Putin de forma positiva.

Com os EUA e a Europa, a percepção fica diferente: são 33% e 37%, respectivamente, que olham bem para o país e o continente, contra 15% e 11% com uma avaliação negativa. O levantamento também perguntou sobre a China, que é vista negativamente por 35%, e bem avaliada por 14%.

O levantamento retrata a força da propaganda ocidental, que dia após dia impõe com mais força a narrativa única de resumir o que acontece na Ucrânia em um conflito do ‘bem contra o mal’.

A pesquisa foi feita com 3.000 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-01570/2022.

NEGOCIAÇÕES

Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, vão se reunir em Antália, na Turquia, no próximo dia 10 de março, informou o chanceler turco Mevlut Cavusoglu nesta segunda-feira (07/03).

“O encontro será realizado de maneira trilateral, também eu participarei”, disse o ministro à agência de notícias estatal Anadolu.

Assim como outras nações do mundo, Ancara também tenta mediar negociações de paz entre os dois governos por conta de sua proximidade com ambos.

Apesar de condenar a invasão russa na Ucrânia e fechar seus portos para a passagem de embarcações do país, o governo de Recep Tayyip Erdogan informou que não irá aderir às sanções aplicadas por muitos países ocidentais contra Moscou.

Essa será a primeira vez que os chanceleres dos dois países se encontrarão desde que o ataque russo contra a Ucrânia começou, em 24 de fevereiro, e a reunião também é anunciada horas antes da terceira rodada de negociações entre delegações dos dois países.

O encontro é um sucesso dos turcos depois da fracassada tentativa de reunir os presidentes das duas nações, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, antes do conflito bélico ser deflagrado – em reunião que também tentou ser marcada por outras nações europeias, como Itália, França e Alemanha.

Além da Turquia, Israel tenta organizar tratativas de paz entre as duas nações e, segundo declaração do embaixador ucraniano no país, Yevgen Kornichuck, nesta segunda-feira, Jerusalém pode ser a sede de uma reunião de alto nível para tentar encerrar a guerra.

Recomendações

COMENTÁRIOS