Redação Pragmatismo
Mundo 01/Mar/2022 às 12:07 COMENTÁRIOS
Mundo

Imagens de satélite mostram tropas russas se aproximando de Kiev

Publicado em 01 Mar, 2022 às 12h07

Kiev cercada: Comboio formado por milhares de blindados russos é tão extenso que não conseguiu ser capturado integralmente na imagem. São 64km de comprimento

comboio russo
Imagem de satélite do comboio russo

Um enorme comboio russo está se aproximando de Kiev nesta terça-feira (1º), e as autoridades dos EUA alertam que os números absolutos da Rússia podem ser capazes de superar a resistência ucraniana.

A coluna russa de 64 km, composta por veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e outros veículos logísticos, chegou aos arredores da capital da Ucrânia, de acordo com imagens de satélite da Maxar Technologies.

A Maxar disse que viu nuvens de fumaça subindo de várias casas e prédios perto das estradas onde o comboio está viajando, embora não esteja claro qual foi a causa.

O jornal ‘New York Times’ noticiou o movimento dos russos rumo a Kiev. “A linha de veículos é tão extensa que não foi totalmente capturada nas imagens de satélite. Em algumas áreas, os veículos aparecem em duas ou três fileiras”, informou.

As novas imagens surgem quando autoridades dos EUA disseram a parlamentares em briefings classificados na segunda-feira que uma segunda onda de tropas russas provavelmente consolidará as posições do país na Ucrânia e, por números absolutos, poderá superar a resistência ucraniana.

“A exposição de um comboio terrestre tão extenso é a prova de que os russos estão confiantes de já terem destruídos a maior parte dos aeroportos, aviões e mísseis ucranianos”, disse um porta-voz dos EUA.

Autoridades norte-americanas que antes estavam surpresas com a feroz resistência ucraniana que viu cidadãos comuns pegarem em armas agora temem que a situação esteja se tornando “muito mais desafiadora” para os ucranianos. Os EUA informaram na segunda-feira que a Rússia provavelmente sitiaria Kiev, levando a ‘cenas feias de guerra urbana’.

Em Kherson, onde os militares ucranianos resistiram por dias a um ataque russo, as linhas defensivas ucranianas parecem ter caído e veículos militares russos foram vistos dirigindo dentro da cidade.

A Prefeitura de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, escreveu no Facebook, pedindo aos civis que saíssem e “resistissem”. Segundo a publicação, uma quantidade “significativa” de blindados russos está sendo direcionada para eles.

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS