Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 24/Mar/2022 às 16:38 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Homem é acusado de transmitir HIV propositalmente para 10 mulheres

Publicado em 24 Mar, 2022 às 16h38

Várias mulheres procuraram a delegacia para denunciar o caso e três exames já testaram positivo para o vírus, enquanto outros aguardam resultado

Leovaldo Francisco da Silva Homem transmitir HIV mulheres
Leovaldo Francisco da Silva

Um homem de 37 anos foi preso, na manhã de segunda-feira (21), na cidade de Pontalina (GO), por suspeita de infectar propositalmente pelo menos três mulheres com o vírus HIV. De acordo com a Polícia Civil, o número total de mulheres que teriam sido vítimas do suspeito, identificado como Leovaldo Francisco da Silva, ainda é desconhecido.

Segundo as investigações, este indivíduo mantinha relações sexuais com essas mulheres sem o uso de preservativo e, deliberadamente, transmitia o vírus para as mesmas“, afirmou, em vídeo divulgado nas redes, o delegado responsável pelo caso, Leylton Barros.

As investigações sobre o caso teriam começado há aproximadamente duas semanas, quando uma das vítimas de Leovaldo procurou a polícia com um teste de HIV positivo narrando que tinha sido alertada por outras pessoas da cidade sobre a soropositividade do homem.

Leia também: Empresário que infectou mulheres com HIV tem pena aumentada para 13 anos

Sem avisá-las sobre sua condição, ele ainda insistia para que elas não usassem preservativos. Ao menos três vítimas já apresentaram aos investigadores diagnóstico positivo para a doença.

Após prisão ser divulgada, mais mulheres denunciaram

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) divulgou fotos do suspeito com intuito de buscar por mais mulheres que possam ter sido vítimas dele. O crime em questão foi tipificado como lesão corporal gravíssima por conscientemente ter transmitido o vírus HIV para companheiras.

Existe uma lei que veda a divulgação de imagem de investigados, porém essa lei traz algumas exceções, como, por exemplo, quando a imagem ajudará na descoberta de novos crimes. Então, foi divulgada essa imagem justamente para que novas pessoas que eventualmente tenham se relacionado com esse indivíduo procurem a delegacia“, disse o delegado.

A rede de transmissão que ele provocou pode ser muito grande. Ele transava com uma menina uma vez só na balada, por exemplo“, detalhou.

Pontalina é um município com 20 mil habitantes, mas é cercado por outros vários municípios menores. Esse rapaz frequentava festas em outros municípios e moradores dessas outras cidades também frequentavam Pontalina. Então, há a possibilidade, sim, de pessoas de locais próximos que tenham se relacionado com ele“, finalizou Barros.

De acordo com a delegacia, as primeiras seis mulheres chegaram à sede policial, na última segunda-feira, psicologicamente abaladas e informando que Leovaldo era portador do vírus HIV, mas nunca havia informado; uma delas carregava um exame que mostrava o resultado positivo.

O delegado Leylton Barros, então, representou pela decretação da prisão preventiva, acolhida pela Justiça.

Dias após a prisão, já chega a dez o número de mulheres que procuraram a delegacia para denunciar. A maioria das supostas vítimas, esperam resultado do exame para saber se é positivo para a presença do vírus.

Nós fomos procurados por outras pessoas: algumas se identificaram como vítimas, outras como testemunhas. No dia da prisão, nós já tínhamos identificado 6 vítimas. Neste momento, mais duas foram ouvidas, então o número subiu para 8. Temos mais algumas que nos procuraram e que devem ser ouvidas até sexta-feira. Nós temos um prazo para encerrar as investigações, que é na quarta-feira que vem. Acreditamos que até o momento do encerramento já teremos ouvido pelo menos dez vítimas“, afirmou o delegado.

De acordo com as redes sociais de Leovaldo, ele trabalhava como vigilante na prefeitura de Pontalina.

Com Uol, Ig e G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS