Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 14/Mar/2022 às 20:06 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Esposa de Renato Kalil é encontrada morta aos 40 anos

Publicado em 14 Mar, 2022 às 20h06

Esposa do médico Renato Kalil chegou a defender publicamente o marido das acusações de estupro e violência obstétrica. Ilana deixa duas filhas

Ilana e Renato Kalil
Ilana e Renato Kalil

A esposa do ginecologista Renato Kalil foi encontrada morta em sua casa em São Paulo nesta segunda-feira (14). A assessoria de imprensa do médico e a Secretaria de Segurança Pública confirmaram a morte.

Ilana Kalil era nutricionista de formação, instrumentadora cirúrgica e mãe de duas filhas — ambas frutos de seu relacionamento com Renato Kalil.

A nutricionista havia fechado seus perfis nas redes sociais após as denúncias contra seu marido por estupro e violência obstétrica. Ao reaparecer ainda em dezembro, Ilana saiu em defesa de Renato Kalil e chegou publicar mensagens que culpavam as vítimas.

Horas antes de morrer, Ilana publicou um story no seu perfil no Instagram no qual disse ter sido ‘censurada’. O contexto da publicação ainda é desconhecido pela polícia. Investigadores do 34º DP afirmaram que ela foi encontrada com um tiro na cabeça.

De acordo com a SSP, o caso foi registrado como suicídio, mas a polícia afirmou que também trabalha com outras hipóteses e os detalhes serão preservados. A assessoria de Kalil disse que não divulgará nota a respeito.

RENATO KALIL

Renato Kalil é médico com especialização em ginecologia e obstetrícia. Foi responsável pelo parto de celebridades como Julia Faria e Andréa Sadi e já atendeu a apresentadora Luciana Gimenez.

No início de dezembro de 2021, a fama e o reconhecimento profissional de Kalil foram colocados à prova, depois que a influenciadora Shantal Verdelho compartilhou as filmagens do parto de seu segundo filho.

No vídeo, Renato aparece ofendendo a paciente, chamando-a de “viadinha”, realizando a manobra de Kristeller e tentando convencê-la a tomar uma medicação que acelera o trabalho de parto, mas é contraindicada para mulheres que já realizaram cesárea anteriormente.

A influenciadora decidiu levar a denúncia adiante, e registrou um boletim de ocorrência contra o médico, o que permitiu que a Justiça abrisse um inquérito para investigar a atitude do ginecologista.

OUTRAS DENÚNCIAS

Após o caso de Shantal Verdelho, várias mulheres se encorajaram a denunciar Kalil. A bancária Letícia Domingues disse que foi abusada mais de uma vez pelo obstetra e ginecologista na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1991. Outra vítima revelou que Kalil exibiu o pênis em uma consulta depois de um parto traumático, em 1993.

Até o início de fevereiro, no inquérito policial em curso, em São Paulo, 14 mulheres além de Shantal haviam prestado depoimentos acusando Kalil de violência obstétrica e também de assédio sexual.

** O CVV (Centro de Valorização da Vida) atende gratuitamente e sob sigilo todas as pessoas que precisem conversar sobre suícidio por telefone (no número 188), email e chat 24 horas por dia **

SAIBA MAIS: “Abri os olhos e ele estava com o pênis na minha boca”, diz ex-paciente de Renato Kalil

Recomendações

COMENTÁRIOS