Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 08/Mar/2022 às 11:40 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Deputado bolsonarista faz comentário sexista sobre mulheres ucranianas

Publicado em 08 Mar, 2022 às 11h40

Após áudios de 'Mamãe Falei', agora é a vez de um parlamentar bolsonarista ser flagrado em comentário sexista sobre mulheres da Ucrânia. "Para além da violência dos comentários, um dos problemas está no fato de os dois políticos associarem claramente a beleza feminina à branquitude da pele, aos cabelos loiros e aos olhos claros"

O deputado bolsonarista Neucimar Fraga (PSD-ES) compartilhou mensagens em um grupo de WhatsApp que provocou reações pelo caráter sexista. Ele enviou fotos de mulheres fardadas, que seriam soldadas ucranianas, e ironizou: “Como a Ucrânia quer ganhar a guerra sem nenhum canhão?”.

O vocabulário pode ser utilizado para falar, de forma pejorativa, sobre a aparência de mulheres. A mensagem foi enviada na última sexta-feira (4/3), em um grupo com outras figuras políticas, com o nome “Política Canela-Verde”. Ex-prefeito de Vila Velha, Fraga ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, mas a mensagem foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

Para a assistente social Emilly Marques, representante do Fórum de Mulheres do ES (Fomes) e da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB), o comentário do deputado atinge todas as mulheres, não apenas as ucranianas, e reforça a necessidade da luta feminista no país.

“O deputado ao usar um termo pejorativo usado para se referir à aparência de uma mulher não violenta somente as mulheres ucranianas, violenta a todas nós, que somos submetidas diariamente a exploração da nossa força de trabalho, a pressão estética por corpos padronizados e irreais, a violência contra todas, no assédio, no estupro, inclusive, o estupro dentro do casamento. Falas assim reforçam a necessidade do feminismo e da luta por transformação dessa sociedade todos os dias”, frisou Emilly.

Além da problemática sexista trazida à tona pelo comentário, para a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da Organização das Nações Unidas (ONU) na Ufes e do Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra Mulheres da universidade, Brunella Vincenzi, a fala do parlamentar também evidencia um racismo por parte do homem brasileiro.

“[Um dos] problemas está no fato de os dois políticos identificarem claramente a beleza feminina à branquitude da pele, aos cabelos loiros e aos olhos claros, o que demonstra o racismo do homem brasileiro em relação às mulheres negras e pardas, que formam a maioria do grupo habitacional de mulheres brasileiras. Ouso dizer que se trata de um pensamento corriqueiro que se não externado, passa certamente pela cabeça de muitos”, afirmou a professora, citando o caso parecido do parlamentar paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”.

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS