Redação Pragmatismo
Mundo 04/Mar/2022 às 16:18 COMENTÁRIOS
Mundo

Artistas russos são punidos por não apoiarem a Ucrânia

Publicado em 04 Mar, 2022 às 16h18

Pressionadas a se afastar de Putin, estrelas russas da música clássica são punidas por não apoiarem publicamente a Ucrânia

Artistas russos punidos não apoiarem Ucrânia
Putin e o Maestro russo Valery Gergiev (Imagem: AP)

Artistas russos estão sendo pressionadas a se manifestar contra a guerra da Ucrânia e contra o presidente Vladimir Putin, sob o risco de serem declarados persona non grata em toda a Europa.

A estrela da ópera russa Anna Netrebko cancelou várias apresentações, incluindo um concerto na noite de quarta-feira (3) na sala de concertos Elbphilharmonie de Hamburgo. Ela justificou que “não é o momento certo para se apresentar e fazer música”. Em Munique, a Ópera Estatal da Baviera suspendeu as apresentações de Netrebko, alegando “falta de distanciamento suficiente” de Putin.

Embora Netrebko tenha dito nas redes sociais que “se opõe a esta guerra”, ela expressou desconforto por artistas serem forçados a “expressar suas opiniões políticas em público e denunciar sua pátria”. Nesse post em seu Facebook, ela não mencionou o nome de Putin. Netrebko apoiou a campanha eleitoral do presidente russo em 2014 e comemorou seu 50º aniversário no ano passado com um show no Kremlin.

Fique por dentro: Jogador não veste camisa sobre guerra na Ucrânia e denuncia outros conflitos

Yusif Eyvazov, cantor e marido de Anna Netrebko também mostrou indignação nas redes sociais.

“Tirei algum tempo para refletir porque acho que a situação é muito séria para comentar sem realmente pensar.

Em primeiro lugar: sou contra esta guerra. Tenho muitos amigos na Ucrânia e a dor e o sofrimento agora partem meu coração. Eu quero que essa guerra acabe e que as pessoas possam viver em paz. É por isso que espero e oro.

Quero acrescentar uma coisa, no entanto: forçar artistas, ou qualquer figura pública, a expressar suas opiniões políticas em público não é correto. Esta deve ser uma escolha livre. Como muitos dos meus colegas, não sou uma pessoa política. Não sou especialista em política. Eu sou um artista e meu propósito é unir as pessoas através das divisões políticas.
PARE A GUERRA 🛑🛑🛑🛑🛑”

Maestro amigo de Putin também foi punido

Em uma mudança que reflete um enrijecimento mais geral da posição alemã em relação a Moscou, o maestro russo Valery Gergiev perdeu o emprego na Orquestra Filarmônica de Munique na terça-feira (2). Gergiev não respondeu a uma carta do prefeito Dieter Reiter, exigindo que ele se manifestasse contra Putin.

Amigo de Putin, o músico teve compromissos cancelados em Edimburgo, Paris e Milão desde o início da guerra na Ucrânia. O motivo é sua recusa em criticar o Kremlin.

“No caso de Gergiev, que é uma figura de proa da Rússia e também tem uma função político-cultural no Ocidente, é certo exigir que ele se posicione claramente”, disse Maximilian Maier, apresentador da emissora de música clássica da Baviera BR Klassik.

Artistas anunciam cancelamento dos shows

Vários artistas cancelaram suas apresentações após o início da operação especial da Rússia no território da Ucrânia.

Monetochka anunciou o adiamento de seus shows marcados para março. “Eu li suas mensagens, então sei que o adiamento vai incomodar muitos. Peço sua compreensão. Todos os ingressos serão válidos para datas futuras, mas se desejar, pode devolvê-los no local da compra”, escreveu a cantora no Instagram.

“Hoje não posso me fechar da dor e do medo que os ouvintes me escrevem todos os dias, e não vou fechar. Embora muitas vezes eu receba mensagens sobre o quão tarde eu “chorei” sobre esse desastre há muito tempo latente. Talvez seja muito tarde, mas é melhor do que nunca chorar, nunca olhar honestamente para a terrível escuridão que cresceu onde o mundo pertence”.

Saiba mais: Notícias falsas sobre a guerra na Ucrânia são as mais compartilhadas

O grupo Mumiy Troll decidiu interromper a atividade de shows. “Por mais de duas décadas, nosso trabalho tem sido escrever músicas que unam ouvintes na Rússia, Ucrânia e outros países. A música quebrou… O mundo é necessário imediatamente… Teremos que recomeçar do zero e através do sofrimento e da dor buscar compreensão e amor mútuos. Talvez essa música ainda seja útil…”, escreveram os músicos .

Musya Totibadze anunciou o cancelamento da turnê : cinco shows da cantora, marcados para março e abril, não serão realizados.

O grupo Pizza anunciou o adiamento dos próximos shows em Moscou e São Petersburgo (4 e 6 de março) por tempo indeterminado “devido a eventos recentes”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS