Redação Pragmatismo
EUA 10/Mar/2022 às 12:01 COMENTÁRIOS
EUA

Após acusações da Rússia, EUA se manifestam sobre laboratórios na Ucrânia

Publicado em 10 Mar, 2022 às 12h01

Rússia acusa EUA de experimentos na Ucrânia para usar patógenos mortais como arma biológica e China também demonstra preocupações. Após denúncias, funcionária da Casa Branca confirmou a existência dos laboratórios e falou sobre o "temor" de que a Rússia se apodere do material que ali é "pesquisado"

Victoria Nuland armas químicas
Victoria Nuland

O governo da Rússia acusou os Estados Unidos de ter financiado um programa de armas biológicas na Ucrânia e disse ter encontrado evidências a esse respeito em laboratórios ucranianos.

“O objetivo destas pesquisas biológicas financiadas pelo Pentágono na Ucrânia era criar um mecanismo para a disseminação secreta de patógenos mortais”, disse o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, em sua coletiva de imprensa matinal.

Segundo ele, Moscou recuperou “documentos enviados por funcionários de laboratórios ucranianos”, evocando “a transferência de biomateriais humanos coletados na Ucrânia para países estrangeiros a pedido de representantes americanos”.

Konashenkov também citou um “projeto americano para a transferência de patógenos por pássaros selvagens migratórias entre Ucrânia e Rússia e outros países vizinhos”.

O porta-voz disse que os Estados Unidos pretendiam “realizar trabalhos sobre patógenos de pássaros, morcegos e répteis na Ucrânia em 2022”, assim como a “possibilidade de propagação da peste suína africana e do antraz”.

“Nos laboratórios estabelecidos e financiados na Ucrânia, esses documentos mostram que foram feitos experimentos com amostras de coronavírus de morcego”, afirmou Konashenkov.

EUA confirmam laboratórios

Victoria Nuland, subsecretária de Estado dos Estados Unidos, participou de uma sessão no Congresso dos Estados Unidos em que comentou sobre os “laboratórios biológicos” que os EUA mantêm na Ucrânia e sobre o temor que a Rússia se apodere do material que era ali “pesquisado”.

“A Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica, das quais, na verdade, estamos bastante preocupados que as forças russas possam estar tentando obter o controle”, admitiu Nuland aos senadores dos EUA.

“Estamos trabalhando com os ucranianos sobre como eles podem evitar que qualquer um desses materiais de pesquisa caia nas mãos das forças russas, caso eles se aproximem”, completou.

Questionada pelo senador Marco Rubio, do Partido Republicano, Nuland refutou as alegações de Moscou de que a Ucrânia estaria desenvolvendo armas biológicas.

A China também se manifestou sobre o tema. Zhao Lijian, porta-voz das Relações Exteriores, afirmou que o país solicitou que os EUA revelem detalhes sobre laboratórios e cobrou que sejam divulgadas informações sobre os tipos de vírus que armazenam e as pesquisas realizadas por essas entidades.

Ameaças

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que forças nacionalistas da Ucrânia teriam mobilizado armas químicas para a cidade de Zolochiv, localizada na região da Carcóvia, próxima da fronteira russa. Segundo os russos, o objetivo de Kiev é provocar um incidente químico e culpar a Rússia.

Segundo porta voz do ministério, Ígor Konashénkov, os ucranianos movimentaram na manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) aproximadamente 80 toneladas de amoníaco a Zolochiv. A Rússia disse que vai enviar documentos que comprovam a ação à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Recomendações

COMENTÁRIOS