Redação Pragmatismo
Racismo não 03/Fev/2022 às 15:55 COMENTÁRIOS
Racismo não

Militar mata vizinho negro a tiros após confundi-lo "com um bandido"

Publicado em 03 Fev, 2022 às 15h55

Em depoimento, sargento da Marinha justificou que chegava em casa quando avistou um homem se aproximando de seu veículo “muito rápido”. O militar achou que atirava em “um bandido”. A vítima, porém, era Durval Teófilo, homem negro, pai de uma menina de 6 anos, morador do mesmo condomínio. Câmeras registraram toda a ação

durval teófilo racismo
Durval Teófilo (esq) deixa esposa e filha de 3 anos. Viúva afirma que crime foi motivado por racismo

Um homem negro foi assassinado a tiros pelo próprio vizinho, na porta de casa, em São Gonçalo, na noite desta quarta-feira (2). Durval Teófilo Filho, de 38 anos, foi baleado ao ser “confundido com um bandido”. O atirador é o sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra, que foi preso em flagrante.

Em depoimento, Aurélio disse que chegava em casa quando avistou um homem se aproximando de seu veículo “muito rápido”. O militar afirmou ter atirado três vezes, atingindo a barriga de Durval.

Luziane Teófilo, mulher de Durval, disse que escutou os tiros. Ela afirma que o crime foi motivado por racismo e que o marido morreu porque era preto. “A minha filha, que tem 6 anos, estava esperando por ele. Imediatamente ela olhou pela janela e disse que era o pai dela”, narrou.

Aurélio então se aproximou de Durval e viu que ele não estava armado. Ainda segundo o depoimento, Durval chegou a dizer a Aurélio que era morador do mesmo condomínio. Durval não resistiu e morreu na unidade.

“A médica me falou que ele tinha sido alvejado por um vizinho que o confundiu com um bandido. Isso me deixou transtornada. Eu nunca pensei que isso fosse acontecer com um vizinho nosso”, contou a esposa da vítima.

“Vendo as câmeras, ouvindo a fala do delegado e pelo que os vizinhos estão falando, tenho certeza de que isso aconteceu porque ele é preto. Mesmo eles falando que ele era morador do condomínio, o vizinho não quis saber. Para mim, foi racismo sim”, afirmou a viúva.

Pelas imagens, Aurélio chega de carro ao portão do condomínio. Durval, a pé, aparece a alguns metros do veículo do sargento. O primeiro disparo é feito de dentro do automóvel. Aurélio salta e dá mais dois tiros. Um deles atinge a barriga de Durval, que cai. O militar, então, se aproxima.

Apesar de serem vizinhos, Luziane disse que tanto ela como Durval não conheciam bem Aurélio, pois o sargento trabalhava muito tempo embarcado e era visto poucas vezes pelo condomínio. Após o crime, a família do militar deixou o local e a casa estava trancada e vazia na manhã desta quinta-feira.

Recomendações

COMENTÁRIOS