Redação Pragmatismo
Saúde 03/Fev/2022 às 15:10 COMENTÁRIOS
Saúde

Médica encontrada morta em banheiro era um 'anjo na Terra', dizem pacientes

Publicado em 03 Fev, 2022 às 15h10

Ana Carolina Gorga, de 30 anos, foi encontrada morta em banheiro durante plantão. Laudo aponta para infarto agudo do miocárdio, mas Polícia Civil diz que investigação continua até a conclusão de laudos complementares

Ana Carolina Borges Gorga
Ana Carolina Borges Gorga

A médica Ana Carolina Borges Gorga, de apenas 30 anos, foi encontrada morta dentro do banheiro do hospital onde realizava plantão na madrugada de 24 de janeiro.

O corpo de Ana Carolina Borges Gorga foi localizado durante seu expediente no Pronto Socorro Central de Cubatão, no litoral de São Paulo. Equipes da Polícia Civil foram chamadas e registraram o caso como morte suspeita.

O laudo do IML divulgado nesta quarta-feira (2) aponta que a médica sofreu um infarto agudo do miocárdio e faleceu no local. Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam apesar do laudo.

Laudos complementares estão em andamento, e assim que finalizados, também serão analisados pela autoridade policial para a conclusão da investigação.

Além de atuar no PS, Ana Carolina fazia residência de cirurgia plástica em um hospital particular de Santos, cidade vizinha a Cubatão. Por meio das redes sociais, muitas pacientes afirmaram que ela era uma ótima profissional, carinhosa e dedicada, e que mudou a vida delas com os procedimentos cirúrgicos que fez.

“Vai com Deus, Aninha, foi um privilégio passar por sua vida e fazer parte da sua história. Sua gentileza e dedicação com todos, era digna de um anjo na Terra, e agora vai ser acolhida por Deus em um bom lugar”, escreveu um paciente.

“Que triste, nossa doutora nos deixou essa semana. A vida é mesmo um sopro, tão cheia de saúde. A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Eterna doutora”, comentou outra.

“Gratidão, meu coração só sabe ter gratidão por ela. Além de dedicação como profissional, ótimo ser humano. Entreguei minha vida, meus sonhos nas mãos dela. Só tenho 45 dias de operada. Obrigada. O céu com certeza está te recebendo em festa”, lamentou outra pessoa já atendida pela profissional.

Infarto Agudo do Miocárdio

O Setor de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein define o infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, como um processo de morte das células de uma região do músculo do coração devido à formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo, que resulta na diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio).

O infarto pode ocorrer em diversas partes do coração, e isso dependerá de qual artéria foi obstruída. Em casos raros o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.

O principal sintoma do Infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Esses sinais podem ser acompanhados de outros sintomas, como suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca.

Praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação balanceada, cessar o tabagismo e controlar os fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado, são ações fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto agudo do miocárdio.

Recomendações

COMENTÁRIOS