Redação Pragmatismo
Lula 10/Fev/2022 às 10:53 COMENTÁRIOS
Lula

Cliente vandaliza livros de Lula em livraria e atira exemplares em vendedores

Publicado em 10 Fev, 2022 às 10h53

Ataque de fúria ocorreu em shopping de luxo em São Paulo. Lançada recentemente, biografia do ex-presidente Lula integra lista dos livros mais vendidos do Brasil

livro lula cliente
Livraria da Vila (Imagem: Site Livraria da Vila)

Uma cliente da Livraria da Vila, no Shopping Morumbi (SP), teve um ataque de nervos ao perceber que o estabelecimento vendia exemplares da biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mulher derrubou uma pilha de livros e chegou a jogar alguns exemplares contra funcionários, perguntando se não tinham “vergonha de vender esse lixo”.

A Livraria da Vila confirmou o episódio ao jornal Folha de S. Paulo, que informou que uma cena semelhante aconteceu na unidade de Campinas, no interior do estado. O caso foi confirmado pelo escritor Fernando Morais, autor da obra.

“Em vez de destruir os livros, eu prefiro que as pessoas primeiro comprem, paguem e depois incendeiem. Acho mais justo [com os vendedores]. Pode comprar dois, dez, até cem e fazer uma fogueira”, afirma Morais. “Eu até prefiro que [a pessoa] leia para aprender um pouquinho da história do Brasil”, disse o autor ao jornal.

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Nielsen Bookscan em parceria com o site Publish News, a biografia do ex-presidente é o 6º livro de não-ficção mais vendido no Brasil e deve alcançar em breve a marca de 100 mil exemplares vendidos.

O mesmo levantamento mostrou que a publicação supera — em muito — as vendas da biografia do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que aparece em 16º lugar da lista.

A Livraria da Vila afirmou que a bibliodiversidade faz parte da filosofia da empresa. “A Livraria da Vila é um espaço plural e democrático, vendemos livros de vários campos ideológicos e posicionamentos políticos diversos”, disse em nota. “Esperamos que os clientes percebam a Livraria como um espaço de conhecimento, sem ataques ou cenas de violência à equipe ou bens materiais”.

Recomendações

COMENTÁRIOS