Redação Pragmatismo
Juristas 22/Fev/2022 às 10:13 COMENTÁRIOS
Juristas

Candidata se joga de prédio durante prova da OAB em SP

Publicado em 22 Fev, 2022 às 10h13

As instruções estavam sendo lidas quando a candidata levantou de sua cadeira e andou em direção à janela. Aparentando muito nervosismo, tirou outras cadeiras do caminho, forçou a abertura da janela e se jogou. Episódio desencadeou série de críticas e OAB divulgou nota de solidariedade

candidata se joga prédio OAB

Uma mulher atirou-se da janela durante a realização da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorocaba, no interior de São Paulo. A identidade da vítima não foi revelada.

A OAB Sorocaba confirmou o episódio e explicou que a candidata, por sorte, não sofreu ferimentos graves. Ela caiu sobre um telhado, logo abaixo do local de onde se jogou.

Presidente do órgão na cidade paulista, Márcio Leme relatou que o caso aconteceu no segundo andar do prédio do Colégio Objetivo. Por volta das 12h45, quinze minutos antes do horário de início do Exame de Ordem, as instruções estavam sendo lidas quando a mulher levantou de sua cadeira e andou em direção à janela.

Aparentando muito nervosismo, tirou outras cadeiras do caminho, forçou a abertura da janela e se jogou.

Ainda de acordo com Leme, a vítima manteve-se consciente durante todo o período de resgate, que, por acontecer em um local de difícil acesso, demorou mais do que o esperado.

Funcionários mantinham contato verbal com a mulher, para impedir que ela apagasse. Após momentos de tensão, uma equipe dos bombeiros conseguiu retirá-la do telhado com a ajuda de uma escada.

A mulher foi encaminhada para um hospital da região, mas passa bem. Examinada, não teve fraturas ou lesões graves diagnosticadas e seria liberada ainda durante o domingo.

OAB manifesta apoio

O episódio gerou uma série de críticas nas redes sociais à pressão causada nos candidatos pela realização da prova da OAB. Márcio Leme solidarizou-se com a vítima.

“Nos solidarizamos com a candidata. O episódio revela para os demais candidatos a necessidade de se preparar não só com estudo, mas também com o estado emocional. É preciso lidar com eventuais frustrações e com a pressão. É um momento de intensa cobrança, precisamos cuidar da saúde mental dos nossos candidatos”, declarou.

Durante a tarde, a OAB São Paulo divulgou nota oficial sobre o ocorrido, assinada pela presidente, Patricia Vanzolini, por Márcio Leme e pela presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB SP, Ana Claudia Silva Scalquette. No comunicado, o órgão também lamenta o episódio e explica que 13 pessoas optaram por realizar a prova no próximo Exame de Ordem.

Confira a nota oficial da OAB SP:

“A Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB SP) e a Subseção da OAB Sorocaba vêm manifestar solidariedade e pesar em relação ao triste incidente ocorrido momentos antes do horário de início da aplicação da prova objetiva do XXXIV Exame de Ordem.

Após o fato, o certame transcorreu como previsto e 13 examinandos, por razões pessoais, optaram pela realização da prova no próximo Exame de Ordem.

Os demais examinandos alocados no polo de aplicação realizaram a prova regularmente.

A OAB SP presta assistência e solidariedade à pessoa envolvida e não fornecerá mais detalhes a fim de preservar seu direito à intimidade.

Atenciosamente,
Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP
Márcio Leme, presidente da Subseção OAB Sorocaba
Ana Claudia Silva Scalquette, presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB SP”

com informações do Yahoo! News

Recomendações

COMENTÁRIOS