Redação Pragmatismo
Racismo não 25/Jan/2022 às 13:35 COMENTÁRIOS
Racismo não

Vereador detido em piscina por racismo protesta: “Tiveram que inventar um crime”

Publicado em 25 Jan, 2022 às 13h35

Vereador justifica que veio da favela e os moradores do condomínio onde ocorreu a prisão "não aceitam a presença de pessoas" como ele. Testemunhas afirmam que Renato Oliveira (MDB) ofendeu moradores e um funcionário com frases racistas. Ele é ex-membro do MBL e réu em outro processo por tentativa de homicídio contra um jornalista

vereador racismo embu das artes

O vereador Renato Oliveira (MDB) gravou um vídeo em que afirma que sua prisão por injúria racial e racismo foi uma armação dos moradores do condomínio onde passava o fim de semana no Rio de Janeiro.

Oliveira declarou que a confusão no condomínio de luxo onde a prisão ocorreu se deu por causa do som alto ligado na piscina pelo grupo que estava com ele. Por não haver motivo para a prisão, alguns moradores “que não aceitam a presença de pessoas da favela tiveram que inventar um crime” para justificar o chamado da PM, disse o parlamentar.

“A PM disse que eu estava no meu direito, uma vez que já foram atendidas as solicitações a respeito do som. E não satisfeitos, eles tiveram que inventar um crime para que, aí, então, eu pudesse ser conduzido. Sim, eles inventaram. Disseram que eu havia feito comentário racista com um funcionário de lá”, declarou.

“Tenho certeza que eles não aceitam o fato de ter alguém da comunidade, que veio da favela, ocupando espaços que antigamente só a elite ocupava. E eu, como permaneci firme ali, onde era o meu direito de tirar o meu descanso, eles acionaram a PM”, completou.

De acordo com testemunhas, o vereador ofendeu moradores e um funcionário com frases racistas. O parlamentar disse que sequer conversou com o funcionário que o acusou. “Todos vocês que me conhecem sabem do respeito e do carinho que tenho por todas as pessoas. E eu jamais faria alguma coisa que eu abomino, que é o racismo”, afirmou.

“De modo nenhum nós baixaremos a cabeça para a elite que acha que certos tipos de lugares só eles podem entrar. Nós podemos entrar. Nós somos trabalhadores e tenho certeza absoluta que tudo vai ficar bem”, declarou o vereador do MDB.

Em vídeos (assista abaixo) que circulam nas redes sociais, um policial militar aparece dentro da piscina segurando o parlamentar para tentar contê-lo, enquanto ele diz que não fez nada e fala palavrões. Em seguida, ele é retirado da piscina com a ajuda de mais um PM e é levado à força pra fora do local. Os moradores aplaudem a ação da polícia.

Renato é ex-integrante do MBL e presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, na Grande SP. O parlamentar é réu em outro processo por tentativa de assassinato contra um jornalista. RELEBRE:

Ex-integrante do MBL tenta assassinar jornalista

Recomendações

COMENTÁRIOS